O Homem

Publicado em: 24/06/2015

Normalmente quando lemos a palavra “homem” entendemos seu significado como “humano”, ou seja, lemos a palavra homem se referindo a todos.

talento-webNão é o caso dessa crônica.

Desde que fomos criados temos tarefas, obrigações e expectativas a serem atendidas ou cumpridas.

A começar pela própria essência desse texto. Se parecer um desabafo já haverá quem diga que isso é pura frescura. Homem que é homem não lê, muito menos escreve uma crônica dessas. Nós homens somos bombardeados. Se há feministas de plantão existem também machões.

Se reclamamos de uma dor somos frouxos. Se resistimos estamos dando uma de valentão. No caso de procurar um médico; ah, ta sempre morrendo.

Começa lá quando somos pequenos. Homem não chora. Se chutar uma pedra, se arrebentar o dedão, não pode chorar, macho não chora.

Ninguém quer ser o baixinho da turma e nos dizem que tamanho não é documento. Vai dizer isso pra turma que tem que tirar a roupa lá no exército.

Ainda há homens que acham que não devem lavar louça, que absurdo. E que Tal chorar ao assistir um filme? Que nada, os homens de hoje beijam os filhos, os pais e dizem que os amam.

Os que não o fazem devem ter muita vontade. Existem aqueles que aparam as sobrancelhas e fazem as unhas. Há também os metrossexuais.

Tem homens que dizem: “fulano é bonito”, outros optam por dizer, “fulano é boa pinta”, no fundo estão dizendo a mesma coisa, mas de maneira um pouco diferente. A crítica, a interpretação, vem deles e delas.

E vejam essa. Aquelas piadas comuns sobre as mulheres “fugirem” na hora das intimidades também têm acontecido com os homens. Em média 22% dos homens têm se queixado de falta de desejo e atribuído isso a correria do dia a dia. Eles dizem que gostariam querer ter mais tempo para ficar com a parceira e de se sentirem menos cansados.

A cena: Esposa_ Oi amor. Quero namorar com você.

Marido _ Não amor, hoje não.

Esposa _ O que foi? É o meu corpo. Estou gorda. Você tem outra?

Marido _ Querida, amor, você está linda. Está ótima. Não tenho outra. Só estou cansado e com dor da cabeça. E.

Esposa _E, o quê?

Marido _ Acho que temos conversado pouco. Precisamos passar mais tempo juntos…

Nós homens. Julgados por olhares lançados ao nada. Por distrações baseadas em conflitos românticos ou emocionais, às vezes profissionais, muitas vezes difíceis de explicar. Mãe entende o filho, mas não o marido, por isso também não nos compreende em nossa plenitude.

Uma coisa nós homens sabemos, entendemos e temos em comum. Estamos mudando, pelo menos muitos de nós. Homens e mulheres, o que mais precisamos é de tempo. Tempo para falar e ser ouvido. Tempo para saber que Homem de verdade ainda é aquele que honra e respeita a mulher, não como a mais fraca, mas por ser preciosa. Que vê em uma mulher muito mais do que um corpo, vê sua beleza como um todo. O conjunto da delicadeza feminina, sua educação, seu valor próprio. Tudo o que desperta em nós e o que verdadeiramente somos.

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *