O que é radioteatro

Publicado em: 21/12/2008

O livro de Ricardo Meddeiros já está a venda também pela internet no site da Editora Insular. Para comprar basta acessar www.insular.com.br

Ricardo Medeiros faz uma abordagem da literatura de novelas e em seguida dos romances de folhetins, que são no século XIX o grande produto da cultura de massa e o embrião dos dramas radiofônicos. Depois se concentra no século seguinte, quando as histórias impressas vão encontrar um novo endereço: o rádio.

É dada atenção às intermináveis radionovelas americanas, às soap operas e às radionovelas cubanas, caracterizadas por uma avalanche de dramas lacrimejantes. Este último modelo aporta no Brasil nos anos 1940 com “Em Busca da Felicidade” e se consagra com a inesquecível “Direito de Nascer”.

As ficções são patrocinadas, sobretudo, por empresas de produtos de higiene, limpeza e medicamentos, que têm como alvo conquistar a dona de casa, que gosta de entretenimento e é o membro da família que decide o que comprar e onde comprar. O livro também transita pelos memoráveis seriados de aventuras “Jerônimo, o Herói do Sertão”, “O Sombra” e “O Vingador”, além da peça completa “A Guerra dos Mundos”.

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *