O Rádio do Paraná – fragmentos de sua história

Publicado em: 07/10/2009

O livro de Ubiratan Lustosa que acaba de ser lançado pelo Instituto Memória de Curitiba é um presente que o rádio paranaense estava precisando e que enriquece a radiodifusão brasileira. “O Rádio do Paraná – fragmentos da história” chega num momento de angústia para os que se preocupam com a preservação dos valores maiores da comunicação naquele estado e que entristece milhões de ouvintes com o que está acontecendo com a Rádio Clube Paranaense, símbolo do pioneirismo do rádio sul brasileiro.
Outro fator positivo é o reconhecimento do autor à contribuição da web para o incentivo e difusão da escrita e da leitura, pois Ubiratan na apresentação do livro destaca que “com o advento da informática surgiu um novo espaço para a publicação de textos, muita coisa nova foi escrita e muitos livros já existentes migraram para as páginas da web”.
E prossegue: “Nasceu mais um abrigo para os escritores e dele este autor se utilizou criando, em setembro de 2003 o site ‘Nosso Encontro’ (www.ulustosa.com), no qual conta um pouco da história do rádio do Paraná. Desde então os acessos têm sido permanentes, servindo aos que buscam informações sobre a radiofonia paranaense e colaborando seguidamente com os estudantes de comunicação na elaboração de seus trabalhos curriculares”.
E, modesto e singelo – qualidades cada vez mais raras nos dias atuais – conclui: “Aqui está o livro. Traz o conteúdo do site com adequações e alguns acréscimos e, da mesma forma, (apesar das preciosidades que encontrei na minha garimpagem de informações) é mais testemunho do que fruto de pesquisa. Foi feito na esperança de ampliar a nossa contribuição aos que procuram informações sobre o Rádio do Paraná”.

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *