O Rádio em Blumenau

Publicado em: 19/08/2007

O publicitário José Geraldo Reis Pfau, agora miniaturista reconhecido nacionalmente é leitor do Caros Ouvintes e também um caçador de informações sobre rádio. Leia a seguir o depoimento de Adalberto Day publicado em seu blog recentemente.
Da Redação

As primeiras rádios oficialmente instaladas em Blumenau foram: PRC-4 Clube de Blumenau em 1936, Rádio Difusora em 1957, Nereu Ramos em 1958 (essa emissora iniciou com o nome de Rádio Tabajara e depois da morte de Nereu Ramos muda o nome), Alvorada em 1962 e Rádio Blumenau em 1967.
A Radio Clube de Blumenau, foi fundada em 19 de março de 1932 quando iniciou um período de transmissões precariamente. Em 1933 adquiriu um transmissor Collins de 150 Watts e em 1934 começa um período experimental. Em 1935 em 18 de março entra no ar com um transmissor Philips com 500 Watts de potência.
Foi feito um plebiscito e o primeiro nome da Rádio Clube foi Rádio Cultura de Blumenau, por poucos meses. Como a data oficial de concessão foi somente em 1936, a Rádio Clube de Blumenau é a primeira de Santa Catarina e uma das primeiras do Brasil. O fundador foi o radioamador João Medeiros Jr. (Nascido em 1893 em Florianópolis), que exercia cargo de direção na área comercial da Empresa Industrial Garcia. Medeiros foi também o pioneiro no radioamadorismo de Santa Catarina.
Em 1929, com um alto-falante instalado na Empresa Industrial Garcia, onde foi diretor até 1940, muito querido entre os empregados, tocava música durante algumas horas do dia. Com isso houve um aprimoramento nos equipamentos, tornando-os  mais potentes.
A programação era de anúncios e músicas, o programa mais conhecido era “Peça sua Música”. O horário de transmissão por quase 50 anos, era das 07h00 até 23:00 horas. Às vezes os equipamentos esquentavam muito obrigando algumas interrupções.
Medeiros foi o primeiro a transmitir um jogo de futebol, em Santa Catarina, no estádio do Amazonas E.C. Mas oficialmente é reconhecido como o primeiro narrador esportivo o locutor Manoel Pereira Jr. E como primeiro “speaker” José Ferreira da Silva. A primeira locutora a trabalhar na emissora foi Atalá Branco.
No dia 13 de agosto de 2007, com a presença do governador Luiz Henrique da Silveira, prefeito de Blumenau João Paulo Kleinubing e representantes da comunidade foi inaugurado na Rua Buenos Aires, 145 bairro Ponta Aguda em Blumenau, o edifício Evelasio Vieira. Nesse edifício se localizam a Rádio Nereu Ramos, a Rádio Clube e a FM 90.
Fonte: http://www.adalbertoday.blogspot.com:80/
 


{moscomment}

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *