O Rádio em São Gabriel, RS – 2

Publicado em: 16/07/2010

Osório Santana Figueiredo*

Após o término da Segunda Guerra Mundial, teve início a interiorização de pequenas emissoras de radiodifusão. Em fevereiro de 1949 foi inaugurada a Rádio Marajá, de Rosário do Sul, chegando a São Gabriel com um som local, sendo ouvida pela maioria das pessoas. Os pequenos aparelhos de rádio, bonitos, modernos, como os da RCA-Victor, já estavam chegando por preços acessíveis ao alcance de quase todos os bolsos, nos moldes de pequenas prestações, em algumas casas comerciais da cidade.

A Rádio São Gabriel Ltda. – ZYO-2, a 16 de maio de 1949, solicitou a municipalidade, a cessão de um terreno, cito à Praça João Pessoa (hoje Camilo Mércio), pelo prazo de 15 anos para nele ser instalado as torres irradiantes e construir um pequeno prédio para o seu transmissor, que prontamente foi atendida.

As chamadas antenas “Marconi” da nascente emissora foram levantadas entre duas torres de ferro, no sentido leste-oeste, com 24 metros de altura, na atual Praça Dr. Camilo Mércio, onde está hoje o Mercado Público Municipal. Junto às mesmas fora construído um pequeno prédio de alvenaria, para a instalação do transmissor com a potência de 250 Watts. Como havia carência de energia elétrica na cidade, por vezes era alimentado por um gerador de corrente contínua. Os escritórios de redação, sala de transmissões e estúdio foram sediados no antigo edifício de dois pisos, na esquina da Av. Marechal Mascarenhas de Moraes com a General Mallet, ocupando a parte térrea. Por espaço de mais de mês esteve fazendo irradiações em caráter experimental, na freqüência de 580 Klc.

A Rádio São Gabriel Ltda. era integrante do grupo Emissoras Reunidas.

Sua inauguração oficial deu-se a 25 de outubro de 1949, sendo presidida pelos senhores Arnaldo Ballvé e Deodato Araújo, este Diretor da Rádio São Gabriel. Estiveram presentes as mais altas autoridades do município e pessoas gradas da sociedade local. Entre tantos vamos citar os seguintes: Anibal Machado, Prefeito Municipal, Marechal Fábio Azambuja, Ten. Cel. Oswaldo Menna Barreto, comandante do 3º RCM e Guarnição Militar, José Sampaio Marques Luz, pela Assembléia Legislativa Estadual, Partido Trabalhista e jornal “O Imparcial”, Dr. Pery da Cunha Gonçalves, representando Sr. Juiz de Direito, Dr. Carlos Eugênio Benavides, pela Câmara Municipal de Vereadores, Victor Aguiar, Cônsul da República do Uruguai, João Tito Bento Pereira, pela Associação Rural Gabrielense, Valêncio Corrêa, representando a Associação Rizícola Gabrielense, Bernardo Barbosa, pelo Clube Comercial, Dilon Schumaker, pela Loja Maçônica – Rocha Negra, Aristides Marcos da Rosa, Presidente da S. R. 15 de Novembro; citamos ainda Franklim M. de Lima, Nabor Salgado, João Baptista Lopes, Paulo Salgado, inspetor da Organização das Emissoras Reunidas, Luiz Carlos Araújo, gerente da emissora, entre muitos outros.

Colaboração de Ivan Dorneles Rodrigues – PY3IDR

e-mail:[email protected]

3 respostas
  1. carlouis moraes says:

    gostaria a a radio são gabriel. tocasse para meus amigos e parentes que ainda moram em são Gabriel. e em especial para minha sobrinha lucia e familia e aos filhos e filhas netos genros e noras do profesesor rocha im memoria em especial para minha amiga Susana gostaria que vcs ligassem para éla antes de tocar a musica do nosso teixeirinha . obrigado pelo espaço Carlouis Moraes

  2. carlouis moraes says:

    não esquecendo que moro em são Paulo mas meu coração é Gabrielense e em breve estarei com minha familia e neto para que eles conheçam minha terra natal. a terra dos marechais

  3. Elver Ubirajara Teixeira. says:

    Saudações aos gabrielenses.Felizes programas à Rádio São Gabriel.É possível tocarem duas músicas?São; “Estes discos voadore me preocupam demais” de Zé Ramalho,e “Segundo Sol” de nando Reis com Cássia Eller.Mui agradecido.Fraternalmente,Elver Teixeira.(55-96180727)

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *