O RÁDIO PODE E DEVERIA ENGAJAR-SE NA CAMPANHA CONTRA AS DROGAS
A Associação Parceria contra Drogas – APCD – é uma ONG sem fins lucrativos, fundada em 1996 por vários empresários da Iniciativa Privada. Sua missão é divulgar campanhas educativas de caráter preventivo contra drogas ilícitas. Nesses 10 anos de existência, a TV tem sido a mídia majoritária, a que mais sem engajou na campanha. O Rádio tem tido um papel tímido, quase que inexistente. Santa Catarina poderia dar um bom exemplo? Com a palavra a ACAERT.
Por Chico Socorro
O IBOPE realizou uma pesquisa com 2.000 pessoas (16 a 70 anos), em 145 municípios brasileiros. Do total de entrevistados, 73% afirmaram ter visto ou escutado, recentemente, alguma propaganda antidrogas.
A grande maioria, 94%, disse ter visto essa propaganda na TV.
Emissoras de TV de sinal aberto e a cabo veiculam filmes da campanha assinada pela Associação Parceria Contra Drogas com o conceito “Quem usa drogas financia a violência”.
Os comerciais têm como mote: “O tráfico é dependente de você” e o argumento principal desta campanha é que o consumo de drogas contribui para fortalecer os traficantes e aumentar a violência.
Durante a pesquisa realizada pelo IBOPE, uma das perguntas aplicadas foi exatamente para saber se este argumento é forte o suficiente para que as pessoas que consomem drogas deixem de usá-las ou, pelo menos, pensem em deixar. Ao todo, 44% dos entrevistados afirmaram que o argumento é forte o suficiente.
Não é de hoje que a sociedade brasileira se choca com crimes cometidos por usuários de drogas ilícitas ou seus familiares. Recentemente, o problema voltou ao centro da arena com o documentário de 58 minutos do rapper MV Bill exibido na TV Globo.
Caso a ACAERT decida aceitar esse desafio, recomendo começar com a veiculação de dois spots cujos áudios podem ser retirados diretamente do site www.contradrogas.org.br e que os internautas poderão conhecer clicando aqui:
– Spot Patrocínio
– Spot Obrigado
Observação: o colunista é Diretor da APCD e seu representante em SC.
{moscomment}
Publicitário, nasceu em São Paulo e veio para Santa Catarina no final da década de 1970 para implantar e gerenciar o setor de comunicação e marketing da Cia Hering de Blumenau. Chico Socorro é consultor independente de comunicação e marketing para as áreas de licitações públicas e prospecção de novos negócios.
Deixe uma resposta
Gostaria de deixar um comentário?Contribua!