Odette Cecy Chaves, radioamadora pioneira no Brasil

Publicado em: 01/05/2010

Ivan Dorneles Rodrigues

Foi a primeira mulher que operou uma estação de radioamador no Brasil. Radioamadora muito operante em Belém-PA, magnífica telegrafista, dominando três idiomas e atuou com os indicativos de chamada BZ7AA, Sb-7AA e, finalmente PY8AB. Era uma moça esguia e de porte altivo, filha de Américo Chaves e de ascendência espanhola pelo lado materno. Constava na lista de radioamadores do Brasil elaborada em junho de 1927 por Vasco de Abreu – Sb-1AW, que remetia, com dedicatória, a todos os radioamadores com que se comunicava: State of Pará Sb-7AA – Odette Cecy Chaves – E. Nazareth, 105 – Belém. De janeiro a novembro de 1935 foi a primeira delegada da LABRE-PA, na época com jurisdição nos Estados do Pará, Amazonas, Piauí e Territórios do Amapá, Rondônia e Roraima.

2 respostas
  1. Andrea Chaves says:

    Boa Tarde a todos Fico muito feliz em ver estes comentários sobre Odette Cecy, a qual foi minha mãe adotiva, era uma pessoa maravilhosa um anjo em minha vida,agradeço imensamente estes comentários sobre ela e seu trabalho como radiomadora. Andrea

  2. Renata Cabrera says:

    Olá!
    Conheci a sra. Odette Cecy quando criança, em São João da Boa Vista SP, mas ela já era aposentada e a via com olhos infantis. Só sabia que ela havia sido a primeira radioamadora do Brasil, via matéiras em revistas que ela guardava e ouvia suas histórias junto de minhas amiguinhas, suas filhas Andrea e Lucia. Não tinha ainda maturidade para compreender que Brasil infelizmente não tem memória. Parabéns pela inicativa.
    Abraços
    Renata Cabrera

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *