Olha que coisa mais linda mais cheia de…

Publicado em: 26/10/2014

Sim, o começo é da famosa canção, Garota de Ipanema (Vinícius de Moraes e Tom Jobim, 1962). Há outra coisa linda que vem e que passa. São nossas horas, dias, meses, anos, vida. Num bate-papo comum entre amigos é normal falarmos ou ouvirmos, “Meu Deus, como o tempo está passando rápido, faltam apenas dois meses para acabar o ano”. Esse espanto é por termos a impressão de que o tempo está “voando”. Será?

Notamos isso quando lembramos fatos marcantes. O Impeachment de Fernando Collor de Mello, já faz 22 anos. A morte de Tancredo Neves faz quase 30 anos. A do Senna, 20.

O atentado as Torres Gêmeas, 13 anos. O 7×1 para Alemanha, 3 meses, desculpem a insensibilidade, é muito recente para relembrar.

E quando olhamos para os nossos filhos então? Às vezes penso que houve alguma coisa que alterou a contagem do tempo, teria sido o tsunami de 2004? Bobagem, isso não faz sentido e ainda vou irritar os astrônomos, físicos e demais cientistas. Talvez seja apenas impressão. Ou quem sabe nós estejamos simplesmente olhando para o lado errado. Assim como se estivéssemos de carona e o motorista comentasse conosco a respeito da bela paisagem em nosso caminho e não notamos nada de especial. Ele comenta empolgado sobre as belezas que vê e nós pensamos que ele está louco. O detalhe é que ele está olhando na direção certa, está vendo a paisagem e nós estamos olhando apenas para um campo vazio e sombrio sem entender a empolgação quase irritante do interlocutor.

Se por um momento virássemos a cabeça e olhássemos na direção certa, então entenderíamos o porquê de sua animação. Ele, o amigo ao lado, está olhando o lado bom da vida, está focado na direção certa, curtindo e gravando na mente cada momento agradável enquanto nós do outro lado perdemos o que há de bom na vida. Será que é mesmo o tempo que está passando rápido? Ou estaríamos focados no lado vazio e sombrio? Quero olhar para o lado certo. Como quem dirige a vida e ainda assim aprecia o que ela tem de bom. E o que há de melhor para olhar senão, família, amigos, Deus, natureza, trabalho, bons pensamentos? Afinal de contas a vida está passando e se não tomarmos cuidado ficamos olhando para o lado errado. O Tom e o Vinícius já diziam: “Olha que coisa mais linda mais cheia de graça…”.

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *