ONG de Manaus é finalista da Competição Jovens Inovadores da UIT
Foco da Descarte Correto é o manejo do lixo eletrônico na região amazônica; os 12 finalistas participam, em outubro, da Telecom 2012, organizada pela União Internacional das Telecomunicações, em Dubai.
MÍDIA | Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York
A ONG brasileira Descarte Correto é uma das 12 finalistas da Competição Jovens Inovadores, promovida pela União Internacional das Telecomunicações, UIT. O anúncio foi feito nesta quinta-feira. Segundo a agência da ONU, foram escolhidos os projetos que tem a maior possibilidade de impacto social e de sucesso de negócios. A competição, aberta a participantes de todo o mundo, entre 18 e 25 anos, selecionou finalistas do Uruguai, Estados Unidos, Quênia, Paquistão, entre outros países. De Manaus, o fundador da Descarte Correto falou à Rádio ONU sobre representar o Brasil na competição. Alessandro Dinelli explica também o trabalho da ONG. “Cada vez mais, o consumo de equipamentos, de computadores, de celulares, impressoras, vem aumentando. É o famoso lixo eletrônico, o lixo tecnológico. E a gente recebe esse material e transforma em quatro trabalhos que a gente desenvolve. Primeiramente, matéria prima, reutilizando esses materiais para um novo ciclo de produção. Com isso, a gente vem gerando emprego para jovens de comunidades de baixa renda e principalmente, centros de inclusão digital, reaproveitando o que é descartado. Abrindo centros de inclusão digital em parceria com outras ONGs.” Segundo Alessandro Dinelli, a Descarte Correto foi fundada há apenas dois anos e o reconhecimento da UIT fortalece e estimula o trabalho da equipe. Os 12 finalistas da competição participam, em outubro, da Telecom 2012, organizada pela UIT em Dubai. Eles vão receber treinamento e participar de workshops com especialistas em tecnologia da informação. Os selecionados vão concorrer ainda a prêmios em valores de até R$ 21 mil.
Radialista, jornalista, publicitário, professor e pesquisador é Mestre em Administração pela UDESC – Universidade do Estado de SC: para as áreas de marketing e comunicação mercadológica. Desde 1995 se dedica à pesquisa dos meios de comunicação em Santa Catarina. Criador, editor e primeiro presidente é conselheiro nato do Instituto Caros Ouvintes de Estudo e Pesquisa de Mídia.
Deixe uma resposta
Gostaria de deixar um comentário?Contribua!