ONU anuncia diretrizes contra crimes influenciados por drogas

Publicado em: 02/02/2012

De acordo com o Unodc, muitos delitos incluindo ataques e violência sexual ocorrem por causa do uso de entorpecentes pelas vítimas. O manual inclui coleta de provas e análises de laboratório

MÍDIA | Rádio ONU | Mônica Villela Grayley, em Nova York

O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, Unodc, anunciou uma série de novas diretrizes para ajudar no processo de crimes causados por influência de drogas. Segundo o Unodc, muitas pessoas, principalmente jovens, tornam-se vítimas de ataques e violência sexual após fazerem uso de drogas. Nestes casos, as vítimas não têm condições de defesa por causa do efeito dos entorpecentes. Para assistir os Estados-membros de forma eficiente no combate a este tipo de crime, a agência da ONU publicou o guia “Diretrizes para Análise Forense de Crimes Sexuais e Outros Atos Criminosos Causados por Influência de Drogas”.

O manual inclui coleta de provas por agentes da lei e profissionais de saúde, análises de laboratório, e dados corretos para apresentação de testemunhos em tribunal.

O chefe do Laboratório e Seção Científica do Unodc, Justice Tettey, disse que muito frequentemente os crimes ficam sem punição por causa da falta de provas em tribunal para condenar o agressor. Elementos considerados vitais como urina, sangue ou até um fio de cabelo deixam de ser coletados pelos peritos.

O objetivo das diretrizes é aumentar a capacidade analítica dos laboratórios, em diferentes países, e também a sinergia entre investigadores e pessoal de saúde no caso de crimes.

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *