Os 80 anos de Treze Tilias

Publicado em: 10/10/2013

foto: Prefeitura municipal de Treze TíliasMarcado para o dia 10 de outubro, às 20 horas, na Sociedade Cultural e Artística Papuan-Socap, o lançamento do livro “Treze Tilias- O Tirol Brasileiro”, escrito pelo jornalista Moacir Pereira, em comemoração aos 80 anos da colonização austríaca em Santa Catarina durante sessão solene da Assembleia Legislativa do Estado e dentro da programação oficial da Tirolerfest.

A obra traz entrevistas inéditas com as duas filhas vivas do fundador de Treze Tílias, que vivem atualmente na cidade de Oberau, Wildshönau, no Tirol Austríaco. Há depoimentos, também, do prefeito local e do governador do Tirol.

Além de fatos históricos registrados em Santa Catarina e na Áustria, destacam-se dados atuais sobre aspectos artísticos, econômicos, culturais, turísticos e sociais de Treze Tilias constam do livro.

Uma longa entrevista com o maestro Bernardo Moser, há mais de três décadas o regente da famosa Banda dos Tiroleses, relata acontecimentos inéditos sobre o penoso processo de colonização. Moser é considerado “a alma artística de Treze Tílias”.

Outro destaque é dado as atividades desenvolvidas pela Consul da Áustria em Santa Catarina, Anna Lindner von Pichler, que há muitos anos realiza um notável trabalho de voluntariado e assistência aos descendentes dos tiroleses. Recebe na obra o título de “Leopoldina II”.

O livro tem 216 páginas, é fartamente ilustrado com fotos e documentos de Wildshonau e de Treze Tílias.

Prefaciado pelo governador Raimundo Colombo, cuja mãe é descendente dos tiroleses, e com comentário da Consul Anna Lindner, o livro tem o selo da Editora Insular.

O slogan de Treze Tilias foi adotado a partir de título da reportagem “O Tirol Brasileiro”, publicada em abril de 1972 pela revista Manchete, do Rio de Janeiro, então revista de maior circulação nacional.

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *