Os novos comendadores da Acaert
Eurides Antunes Severo e José Francisco Müller Bohner serão homenageados na abertura do 15º Congresso Catarinense de Rádio e Televisão.
O destaque da cerimônia de abertura do 15º Congresso Catarinense de Rádio e Televisão será a entrega da Comenda ACAERT a dois importantes profissionais do Rádio no Estado: Eurides Antunes Severo e José Francisco Müller Bohner. Suas trajetórias contribuíram para a história da Radiodifusão de Santa Catarina. A abertura do evento será às 20 horas, da quarta-feira, 08 de agosto, no Costão do Santinho Resort, em Florianópolis. Antunes Severo e Zeca Bohner se juntarão ao seleto grupo de 26 comendadores ACAERT. A honraria sempre é outorgada na abertura dos Congressos Catarinense de Rádio e Televisão desde o 10º Congresso.
Os homenageados desde a criação da comenda
– Eurides Antunes Severo é gaúcho de Rosário do Sul, iniciou no rádio em 1950, onde atuou até 1964. Locutor, repórter, noticiarista, radiator, produto e apresentador de programas de auditório, trabalhou em emissoras do Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Em Florianópolis desde 1956 participou da reforma do Sindicato dos Jornalistas em 1962 e da fundação do Sindicato dos Radialistas de Santa Catarina. Mestre em Administração, é professor na UDESC. Participou da fundação e é associado da Associação Paranaense de Rádio, da Casa do Jornalista (SC), da Associação Catarinense de Propaganda, da ADVB/SC e do Instituto Caros Ouvintes. Dedica-se à pesquisa do rádio e da televisão. É co-autor do livro “Caros Ouvintes – os 60 anos do rádio em Florianópolis” e organizador, com o jornalista Marco Aurélio Gomes, do livro Memória da Radiodifusão Catarinense, publicação da ACAERT.
– José Francisco Müller Bohner é de Ijuí, Rio Grande do Sul. Sua história se mistura com a história do Rádio da Região Oeste de Santa Catarina. Segundo filho de Francisco Norberto Bohner e Augusta Müller Bohner. Em 54, o casal assumiu a direção da Rádio Sociedade Oeste Catarinense, a Rádio Chapecó. Por isso, desde os nove anos viveu o dia-a-dia da emissora. Na época, inúmeras deficiências do Oeste em todos os setores: poucas estradas e sem asfalto, atendimento médico escasso, longa distância dos grandes centros e descaso do governo estadual. Toda esta situação culminava com o descontentamento da população e ajudava a denegrir a imagem da região marcada pelo evento de um linchamento em 1953. Por isso uma emissora de abrangência regional e com voz ativa como a Rádio Chapecó exerceu papel fundamental na transmissão das questões e reivindicações da comunidade aos governantes e autoridades. Com a morte do patriarca, em março de 1972, Zeca assume prematuramente a direção da Rádio Chapecó.
Comendadores ACAERT:
14º Congresso
EDISON DE ANDRADEIVAN ORESTE BONATO
JOSÉ CORREIA DE AMORIM
JOSÉ ELI FRANCISCO
DERLY MASSAUD DE ANUNCIAÇÃO
13º Congresso
SÍLVIA HOEPCKE DA SILVA
FRANCISCO MILIOLI NETO
VITORIANO CÂNDIDO DA SILVA
VALDENIR LUIZ FREIBERGER (TUTTI)
ROBERTO ROGÉRIO DO AMARAL
EDISON ZANETTE
12º Congresso
AILTON VIEL
RAMIRO GREGÓRIO DA SILVA
ALFREDO LANG
JOSÉ CARLOS AGUIAR (in memoriam)
FERNANDO LINHARES DA SILVA
WILSON SANTOS (in memoriam)
11º Congresso
ROBERTO ALVES
JOÃO SÔNEGO
OSNY JOSÉ GONÇALVES (in memoriam)
ANTÔNIO SEBASTIÃO PEIXER
ADOLFO ZIGUELLI (in memoriam)
AMILTON MARTINS LISBOA
10ª Congresso
DARCI LOPES
EVELÁSIO VIEIRA
FRANCISCO NORBERTO BOHNER (in memoriam)
MÁRIO JOSÉ GONZAGA PETRELLI
MAURÍCIO SIROTSKY SOBRINHO (in memoriam)
WOLFGANG BROSIG (in memoriam)
A edição do site do Instituto Caros Ouvintes tem a participação da equipe da Infomídia Comunicação. A Infomídia existe desde 1995, sediada em Florianópolis (SC). Atua com desenvolvimento de sites, produção de conteúdo e marketing digital para empresas e organizações não-governamentais.
Deixe uma resposta
Gostaria de deixar um comentário?Contribua!