Os primórdios de Xanxerê e a colonização do Oeste Catarinense
Jornalista e pesquisador, Mário Xavier Antunes de Oliveira, gaúcho integrado à vida catarinense desde 1985, com o livro “O Coronel Freitas e a Colônia Militar do Chapecó” brinda seu público com um relato de particular importância para a história de Santa Catarina.
O livro, como assinala o professor Paulo Pinheiro Machado, no Prefácio, “É o resultado de uma investigação de fôlego sobre arquivos de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul, do Paraná, do Exército e de outros acervos. O texto é de leitura fluente, dirigido ao público em geral, sem perder em profundidade e em utilidade para os estudos acadêmicos mais especializados. A obra faz uma importante recuperação iconográfica, trazendo grande número de fotografias dos militares e colonizadores e publicando mapas antigos, muitos inéditos, dos sertões e povoados do Sul do Brasil”.
O Coronel Freitas e a Colônia Militar do Chapecó – Os primórdios de Xanxerê e a colonização do Oeste Catarinense, será lançado pela Editora Insular, às 19h00 do dia 18/02, na Fundação Cultural Badesc, em Florianópolis.
Informações mais detalhadas e completas podem ser acessadas no podcast que acompanha esta matéria e no https://www.facebook.com/joaojoseoliveirafreitas onde há um relatório cronológico desde o projeto inicial até os dias presentes.
A entrevista foi gravada na Cafeteria Bianco Nero – Ciocolato Caffé & Gelato, térreo do Beiramar Shopping. O som ambiente é parte da autenticidade do registro.
Radialista, jornalista, publicitário, professor e pesquisador é Mestre em Administração pela UDESC – Universidade do Estado de SC: para as áreas de marketing e comunicação mercadológica. Desde 1995 se dedica à pesquisa dos meios de comunicação em Santa Catarina. Criador, editor e primeiro presidente é conselheiro nato do Instituto Caros Ouvintes de Estudo e Pesquisa de Mídia.
Deixe uma resposta
Gostaria de deixar um comentário?Contribua!