Papo Livre 43
O Oséas Costa Félix, o conhecido “Cachimbo”, hoje morando em Santa Catarina, foi Secretário Executivo da AERP – Associação das Emissoras de Rádio do Paraná e, na década de 1970, durante quatro anos trabalhou na Rádio Colombo.
Na emissora do Ervin Bonkóski o “Cachimbo” atuou com sucesso na cobertura das eleições. Naquela época não havia computadores e nem se pensava em urnas eletrônicas como as de agora. Os votos eram anotados em cédulas eleitorais que depois eram conferidas pelos escrutinadores uma a uma. Um trabalho danado para se apurar os votos, e uma enorme mão de obra para os repórteres que faziam a cobertura das apurações.
E numa dessas, lá foi o “Cachimbo” levando máquinas de calcular, máquinas de escrever, muitas folhas de papel jornal, canetas à vontade, uma parafernália para municiar toda a equipe da emissora. Trabalho árduo e constante, pois não se podia perder o fio da meada.
Oséas e a equipe da Colombo realizavam um ótimo trabalho, serviço bem feito, e a margem de erros era insignificante. Vai dai que um locutor de outra rádio, meio perdido na contagem dos votos, começou a colar as matérias que o Oséas preparava. Com a maior cara de pau, passava os boletins na íntegra para os ouvintes da sua emissora.
O “Cachimbo” ficou invocado com aquela desfaçatez e, sem que o cara notasse, preparou um boletim falso cheio de resultados errados. Não deu outra: o aproveitador entrou na fria e passou o falso boletim para sua emissora. Após a gafe do locutor explorador, o Oséas transmitiu o boletim correto, com resultados completamente diferentes daqueles que o outro transmitira.
O cara percebeu a mancada que dera e se mandou: foi baixar em outra freguesia.
Esse nosso papo livre é reproduzido com texto e som no site www.carosouvintes.org.br do meu amigo Antunes Severo, e toda a minha coleção de causos está no site www.ulustosa.com.
TÉCNICA – Separação musical
Radialista, publicitário e escritor começou sua carreira profissional na Rádio Marumby fazendo locução e apresentação de programas de estúdio e auditório. Na Rádio Clube Paranaense chegou à direção geral. Dedica-se atualmente à agência Santa Lúcia Propaganda da qual é sócio-fundador desde 1968.
Deixe uma resposta
Gostaria de deixar um comentário?Contribua!