Papo Livre – 63

Publicado em: 07/09/2009

Saudoso, mas de um saudosismo suave e carinhoso, Ubiratan Lustosa continua rememorando os momentos – tantos momentos lindos – de sua carreira no nosso Papo Livre de todas as segundas-feiras. Hoje ele revive episódios do programa Ciranda Infantil que apresentava na muito saudosa Rádio Marumby.

Foi na década de 1950. Eu apresentava na Rádio Marumby, no pequeno auditório do Edifício Dante Luiz, na Rua XV, o programa “Ciranda Infantil”. Era nas tardes dos sábados.

Um dia apareceu um rapazote, desses compridões que a gente chama “pinheiro sem galho”, um pouco nervoso, mas com fluência verbal. Deveria ter uns treze anos. Ele me disse que gostaria de trabalhar em Rádio e queria começar no meu programa, fazendo um noticiário sobre as atividades estudantis em Curitiba. Achei a idéia interessante e ele começou a apresentar seus noticiários todos os sábados e sempre com entusiasmo.

Pouco tempo depois ele começou a participar do plantão esportivo da emissora, quando Machado Neto era o diretor do departamento de esportes. Foi um começo.

O adolescente foi crescendo, trabalhou depois na Rádio Emissora Paranaense, na Rádio Curitibana, foi para a TV Paranaense, trabalhou no jornal O Dia e em muitos outros jornais. Formou-se advogado e, de repente, no correr dos anos 60, estava envolvido na política partidária e foi eleito vereador em 1968. Daí em diante sua carreira deslanchou. Foi deputado estadual, deputado federal, prefeito de Curitiba e Secretário de Estado.

Com que alegria eu vi crescer na vida pública aquele gurizote que um dia começou a sua carreira radiofônica no meu programa “Ciranda Infantil”.

O nome dele: Maurício Fruet.
Este nosso Papo Livre é reproduzido no site www.carosouvintes.org.br do meu amigo Antunes Severo, e a minha coleção de causos está no livro “O Rádio do Paraná” e no site www.ulustosa.com.

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *