Papo Livre – 95

Publicado em: 29/05/2010

Nosso grande historiador Romário Martins, falando sobre a pacata Curitiba dos velhos tempos, conta que entre 1820 e 1838 as casas aqui estavam “distribuídas com grandes claros, pela Rua de São Francisco, o Pátio da Matriz, a Rua do Louro, a Rua do Chafariz, a Rua Direita, a Rua Alegre, a Rua da Entrada, a Rua das Flores e a Rua do Comércio”. Minha nossa! A gente nem sabe que ruas eram essas. Foi procurando que eu descobri as mudanças de nome de algumas delas.

Vejam só: A Rua do Louro, depois se chamou Rua Barão do Serro Azul. A Rua do Chafariz passou a ser Rua José Bonifácio. A Rua Direita ficou Rua Treze de Maio. A Rua da Entrada ficou sendo a movimentada Rua Emiliano Perneta. E a Rua do Comércio hoje é a agitada Rua Marechal Deodoro.

Não só os nomes das ruas foram mudando com o passar dos anos. A aparência da cidade mudou muito, principalmente depois que tiraram os bondes e foram alargadas muitas vias públicas. A cidade mudou para melhor em muitos aspectos, porque se modernizou, mas perdeu muito da beleza antiga de suas casas, algumas delas artisticamente decoradas. Felizmente algumas ficaram como recordação de um tempo tranquilo, de população pequena, numa época em que as pessoas se conheciam e se visitavam. Saudosos tempos do “tostão” e do “mil reis”, quando não havia arranha-céus, mas o povo tinha mais segurança e muita paz.

Este nosso Papo Livre transmitido pela Rádio Paraná Educativa AM 630 aos domingos, das 7 às 8 da manhã, é reproduzido no site www.carosouvintes.org.br do meu amigo Antunes Severo.

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *