Parabéns Guerreiro: Antunes Severo

Publicado em: 02/08/2005

Antunes Severo nasceu no distrito de Itapevi, na cidade de Rosário do Sul (RS). Apaixonado por rádio, ele sonhava  nos anos 1950 de ser locutor do serviço de alto-falante da cidade, « Som Azul Estúdio ».
Da Redação

Mesmo já tendo 16 anos, Severo era analfabeto. Assim sendo decorava os anúncios comerciais a serem lidos no ar. Bom locutor, o jovem foi contratado pela emissora local, Rádio Marajá. Querendo novos vôos, Severo foi servir o exército em três Corações, Minas Gerais. Lá comandava  na Rádio Três Corações um programa da Escola de Sargentos. Ao mesmo tempo, o jovem gaúcho fez os seus primeiros estudos.

No ano de 1956, ele se encontrava em Curitiba. E da capital paranaense, ele partiu em direção à Rádio Diário da Manhã de Florianópolis. Mais tarde, em 1959, foi trabalhar na Rádio Guaíba de Porto Alegre, retornando na sequência para a RDM.

No início dos anos 1960, Antunes Severo ficou seis meses na Rádio Difusora de Itajaí para reestruturar a estação adquirida por um grupo da União Democrática Nacional, UDN. Após itajaí, ele  novamente se encontra na Diário da Manhã. Depois de deixar a RDM, Severo assinou contrato com a Rádio Guarujá durante algum período. Ele entrou na « pioneira » no dia 1° de agosto de 1964 para apresentar o noticiário « Correspondente Cimo » e  para comandar o programa « Ponto de Encontro », transmitido das 11h30 às 12 horas, de segunda a sábado. Porém, no dia 23 de dezembro de 1964, Antunes Severo se demite da Guarujá, encerrando a sua carreira de radialista.

Era hora de se dedicar à Agência de Propaganda A.S Propague, ao lado do amigo Rozendo Lima. Aos 32 anos, Severo decidiu continuar os estudos e se inscreveu no Madureira (hoje supletivo). Após obter este diploma, fez vestibular da ESAG. Severo classificou-se em terceiro lugar, graduando-se em 1971. No ano de 1978 e 2001 fez  respectivamente na ESAG uma especialização e mestrado.

Antunes Severo está completando 73 anos, pois nasceu no dia 2 de agosto de 1932. Nossas homenagens ao Superintendente do Instituto Caros Ouvintes.


{moscomment}

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *