Parece mágica

Publicado em: 14/01/2013

Rádio CBN Brasil | MUNDO DIGITAL, com Ethevaldo Siqueira

Milton – Ethevaldo, que novidades você ainda não comentou entre as coisas mais interessantes do Consumer Electronics Show?

Ethevaldo – Eu tenho uma dúzia de assuntos interessantes entre as inovações da feira de Las Vegas, ou Consumer Electronics Show, Milton. Vamos resgatando um por dia. Hoje vou falar da utilização dos smartphones como o mais versátil dos controles remotos. Aliás, esses aparelhos nos surpreendem a cada dia. Daqui a alguns meses, milhões de brasileiros poderão também utilizar seu smartphone para controlar as luzes de sua casa, trancar a porta da frente de sua casa ou até ler sua pressão cardíaca.

Milton – Como funcionam esses smartphones?

Ethevaldo – Graças a um número incontável de aplicativos, o smartphone é hoje muito mais do que um computador de bolso e se transformam no controle remoto mais completo, capaz de controlar todos os nossos equipamentos e sistemas pessoais e domésticos.

Milton – E que tecnologias são utilizadas?

Ethevaldo – São duas tecnologias que se casam perfeitamente: a dos sensores e a comunicação sem fio. E os aplicativos funcionam tanto em iPhones quanto em aparelhos que rodam os sistemas operacionais Android ou Windows Phone. E podem funcionar até no automóvel, Milton. Vi outro dia um anúncio do Chevy Malibu Eco, um carro da General Motors, que usa o smartphone não apenas para acionar ou desligar o alarme a distância, mas até para dar partida, travar as portas, levantar os vidros e outras funções.

Milton – Qual é o modelo de negócios dessa nova aplicação do celular? Quem ganha dinheiro com isso?

Ethevaldo – Há dezenas de aplicativos com essas funções, Milton. A maioria é gratuita. Alguns serviços mais sofisticados são oferecidos por operadoras norte-americanas que cobram algo parecido com as tarifas dos torpedos.

Milton – Como você avalia essa tendência?

Ethevaldo – Isso prova que o mundo ingressou na era dos controles inteligentes. Um dos mais interessantes é o Nest, um termostato avançado que controla a temperatura do ar condicionado, só liga nas horas previstas, escolhe a temperatura ideal em cada estação e economiza energia. O Nest foi criado pelo mesmo designer que criou o iPod, Tony Fadell.
Milton – Até amanhã.

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *