Pasto do Gado do chefe Jaime Schmitz do Grupo Guarani

Publicado em: 14/04/2012

Neste tributo ao chefe escoteiro Paulo Roberto Sampaio Guimarães cito o folclórico e exótico chefe Jaime Schmitz – irmão e amigo, dirigente do Grupo de Escoteiros de Terra Guarani que recentemente se transferiu para o “andar superior. Figura inolvidável, aquela criatura mais parecia um saltimbanco do que um chefe educador. Chefe Jaime estava sempre alegre e se sentia realizado quando chegavam os fins de semana para ir acampar com suas tropas, nunca na Ilha sempre no Continente. Seus locais preferidos eram na Picada do Norte, ou em São Pedro de Alcântara e na maioria das vezes no Pasto do Gado, em um belo e extenso gramado, abençoado por um riozinho que nascia onde hoje está o Shopping Itaguaçu.

 

O local, durante muito tempo exibia enorme antena da Radio Jornal A Verdade que majestosa, brotava de uma minúscula ilha, que criou em torno de si um laguinho minúsculo com as aguinhas da nascente que ali existia.  Esse tipo buliçoso certo dia veio todo fagueiro exibindo um caminhão Ano 1946, conhecido com o famoso Chevrolet Gigante.

Em boa verve de Ilhéu, logo ataquei de gozador: mas ora ora, esse então é o caminhão que o artista Mazzaropi, teve roubado durante as filmagens de “O Vendedor de Linguiças”?

Qual é a tua, seu invejoso, rebate ele. Fica sabendo que esse aí é o meu fiel e infalível, “Funga Funga” que encrenca mais que caminhão de cigano, mas, empurrado com jeito desce bem e seguramente qualquer morrinho. Ao que argumentei: Então vamos ver no próximo Acampamento Distrital, não vou fazer outra coisa…vou montar no Funga Funga e ver se ele é bom mesmo.

Não deu outra… uma lestada braba trouxe chuva torrencial do mar e em poucos minutos nosso Acampamento Distrital já era… Foi aquele corre-corre: arranja tábuas, rolos de madeira, cordas grossas, pás, enxadas e machados que o Funga Funga estava mais para submarino do que caminhão de carregar escoteiros. Mas, quebrou o galho, com certeza.

Não é falar mal de gente que já morreu, porém, nunca mais vimos o Anastácio, que diziam ser o comediante do Grupo Guarani…

Brincadeiras à parte, o Chefe Jaime Schmitz esperou a vez de dar o troco. Candidatíssimo, fez verdadeira campanha para ser Comissário Distrital da Grande Florianópolis  sob bênçãos comovidas do Comissário Regional Escoteiro. E para completar, com as recomendações de severidade máxima, passou a contar com o seu mais novo subordinado hierárquico: Chefe Feijão, que neste momento voz fala.

Não afirmo, mas foi nessa época que o Padre Edgard foi cativado pelo movimento escoteiro ao ver uma dupla tão afinada e especial: Galego Jayme & Funga Funga 46.

Vai uma caronaaí?!

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *