Pioneira de Santa Catarina visita Cidade da TV
No dia primeiro e junho (2012) a Cidade da TV recebeu a visita da apresentadora Lenita Cauduro, uma das pioneiras da televisão catarinense. Foi uma visita festiva, em que a apresentadora foi recebida por Vida Alves, presidente da Pró-TV e equipe, Anael Fahel, proprietário do Aquário de São Paulo e da Cidade da Criança, e também por Luiz Francfort, que anteriormente na TV Eldorado de Criciúma/SC chegou a ser diretor da emissora em que Lenita Cauduro apresentava o Show da Tarde. Lenita nasceu em Caxias do Sul/RS e antes de ser apresentadora ela se formou e lecionou Educação Física. Em 1972 Lenita se mudou para Criciúma, no sul de Santa Catarina. Por questões de saúde teve de abandonar as atividades de Educação Física e resolveu seguir a carreira acadêmica para candidatar-se a uma vaga de professora.
Em 1978, com um projeto e pesquisa na mão, foi até o escritório da Cecrisa – um grande grupo catarinense na área cerâmica. Na entrevista sobre a pesquisa, o presidente da empresa Manoel Dilor Freitas se admirou com a voz de Lenita e a convidou para fazer televisão. Ele era dono da pioneira TV Eldorado (além de filho de Diomício Freitas, importante personalidade catarinense que hoje dá nome a via de acesso ao aeroporto de Florianópolis).
Fez a pesquisa e acabou entrando para a comunicação. Em janeiro de 1979, ingressou de vez na televisão. Ficou na Eldorado até 1983, indo nesse ano para a TV Cultura de Florianópolis, ex-Rede Tupi e recém adquirida pela RCE – Rede e Comunicação Eldorado.
Como modernos equipamentos, no início dos anos de 1980, Lenita Cauduro realizou o primeiro programa a ter um cenário brilhante na história da TV brasileira. Antes, muito brilho queimava as lentes das câmeras, impossibilitando que a imagem ficasse muito tempo parada numa mesma cena. Esse cenário está reproduzido na Cidade da TV bem como a roupa que Lenita utilizava na apresentação.
Na época, a TV Eldorado era a única afiliada da Rede Bandeirantes, que ultrapassava a audiência de toda a concorrência, inclusive da Rede Globo. Por isso, depois houve muito interesse d outros grupos em adquiri-la. Primeiro passou pela Rede de TV CNT e depois foi comprada pela RBS TV, sendo hoje uma das principais afiliadas da Rede Globo em Santa Catarina.
Falando em RBS, ainda em 1983, Lenita é convidada por esse grupo para implantar a Rádio Itapema FM, em Florianópolis. Posteriormente, Lenita retorna a Criciúma e trabalha na Rádio Eldorado daquela cidade.
Até hoje Lenita continua sendo uma das mais queridas apresentadoras da televisão no sul do Brasil. [Revista Pró-TV | Junho 2012 | Nº 101]
Radialista, jornalista, publicitário, professor e pesquisador é Mestre em Administração pela UDESC – Universidade do Estado de SC: para as áreas de marketing e comunicação mercadológica. Desde 1995 se dedica à pesquisa dos meios de comunicação em Santa Catarina. Criador, editor e primeiro presidente é conselheiro nato do Instituto Caros Ouvintes de Estudo e Pesquisa de Mídia.
Caros amigos,
Agradeço de coração, a publicação da matéria, a acolhida que tive na Cidade e no Museu da TV Brasileira e a gentileza de Luiz Frankfort que mais que meu diretor foi e continua sendo um grande amigo.
Muito sucesso à Revista da TV e ao Caros Ouvintes.
Um abraço,
Lenita