Pioneiro em preto e branco

Publicado em: 23/03/2008

Em Curitiba, o primeiro telejornal transmitido no início da manhã foi ao ar pela TV Paraná , Canal 6, em 1975. A emissora foi comprada, na ocasião , pelo empresário José Carlos Martinez.
Por Jamur Júnior

 Com baixos índices de audiência e faturamento que mal dava para pagar a conta de energia elétrica foi preciso muito esforço e criatividade na tentativa de recuperar o prestigio perdido.
Fui convidado nessa ocasião para dirigir o Departamento de Jornalismo e formular propostas de programas do setor . A primeira iniciativa foi criar um programa de noticias com alguma coisa diferente . Surgiu o telejornal “ Café Com Leite ”, que marcou a estréia do primeiro apresentador negro na televisão paranaense . Narciso Assumpção, ator , jornalista , elegante , bem humorado, era redator da Tribuna do Paraná , com alguma experiência em teatro . Quando recebeu o convite para ser apresentador de televisão levou um susto .
– Eu na TV? Pergunta incrédulo.
– Sim, por que não ? Respondi.
– Mas veja meu camarada , um “negão” de apresentador não vai pegar bem nesta terra de gente branca como leite .
– Vai sim , você vai ver .
Estava contratado o “ Café ” e agora era preciso encontrar o “ Leite ”. Foi indicada uma moça loirinha, muito simpática e risonha que trabalhava como vendedora na loja Prosdócimo. Era preciso , ainda , encontrar um repórter policial para disputar a audiência de rádio nesse horário . Algaci Túlio que atuava na Emissora Paranaense foi o escolhido como repórter policial .
Saía de sua casa de madrugada fazia ronda das delegacias e chegava às sete horas com o noticiário pronto . Para completar o time foi convidado o jornalista Dias Lopes para dar as informações do setor . Nos dias que antecederam a estréia do programa , os apresentadores sem experiência de microfone foram submetidos a um treinamento pelo diretor de jornalismo , com leituras diárias e correção de dicção , inflexão de textos , ritmo etc.
A loirinha se saiu bem , apesar de inexperiente , mas o Narciso Assumpção não conseguia ler uma frase sem enroscar em alguma sílaba . Deu grande trabalho até que um dia chegou com entusiasmo e determinação . Leu todos os textos com desenvoltura de veterano.
– Como você melhorou repentinamente , hein , Narciso ? De quem é o milagre ?
– Do doutor oftalmologista. Você não notou meus óculos ? Eu enxergava muito mal e não sabia.


{moscomment}

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *