Porque perdemos a copa!
Muita gente me tem perguntado por que o Brasil perdeu a Copa do Mundo. Já comentei em diversas ocasiões a falta de qualidade dos jogadores brasileiros. Passamos por um ciclo em que todas as mais recentes revelações jogam fora do país e por aqui proliferam jogadores estrangeiros em quase todos os times.
Mas, analisando com mais calma a realidade do nosso futebol concluí que essas jovens revelações saem do país muito cedo e deixam de praticar o futebol bem brasileiro mundialmente conhecido. Como são os de mais qualidade foram convocados para integrar a seleção. O que se viu na Copa do Mundo foi uma mesmice em quase todas as seleções e também na brasileira. Todos jogam no estilo europeu. O futebol brasileiro perdeu sua identidade.
A falta de qualidade, a falta de criatividade fez o nosso futebol de tornar comum. Todos sabem da forma como jogam os brasileiros, espanhóis, franceses, uruguaios, argentinos, holandeses, alemães para citar apenas alguns. Com isso o futebol está nivelado. Ganha quem tem um melhor esquema de jogo ou uma ou outra estrela que brilha mais. O futebol brasileiro precisa retornar as suas origens para ser novamente respeitado e não dar o vexame que deu na Copa do Mundo. É isso aí.
Edemar Annuseck, jornalista, narrador esportivo que iniciou na Rádio Nereu Ramos de Blumenau em 1964 e depois atuou nas Rádio Jovem Pan, Tupi, Record de São Paulo, Clube Paranaense, Cidade e Globo/CBN de Curitiba, TV Jovem Pan e SPORTV, Editor da página de esportes do Jornal A CIDADE DE BLUMENAU, cobrir 5 Copas do Mundo (74, 78, 82, 86 e 90).
Deixe uma resposta
Gostaria de deixar um comentário?Contribua!