PRB-2 – As muitas casas da Clube

Artigo publicado em: 11/03/2012

Memória | Parte 7 | Divulgação do nosso rádio

Jornais que divulgaram as nossas emissoras e os nossos radialistas: Gazeta do Povo – “Rádio & TV” com Mister Dial que suponho tenha sido o pseudônimo usado por Eolo César de Oliveira, Eleutério Camargo e Mbá de Ferrante entre outros. Por um bom tempo o autor deste livro também escreveu e assinou essa coluna.  Paraná Esportivo – “Rádio Novidades” com Mário Vendramel, Edmar Martins e outros. Diário do Paraná – “Onda Alegre” com Luiz Renato Ribas. O Estado do Paraná – “Sintonizando” com Norberto Castilho. Correio do Paraná – “Rádio & TV Repórter” com Alex Garcia e P. A. Nascimento. O Dia – “Rádio e TV” com Epaminondas Castelo Branco. Tribuna do Paraná – “Tribuna no Rádio e TV” com Zeno.

As nossas emissoras e os nossos radialistas tiveram as suas atividades divulgadas também através de algumas revistas especializadas. Registrando os acontecimentos do mundo radiofônico do nosso Estado, essas publicações contribuíram para se preservar a memória do nosso Rádio. Eis algumas:

Revista da Rádio Marumby – N. 2 – Ano 2, capa cantor Bolívar Sabóia, “Rei do Rádio do Paraná”

“Revista do Rádio” – de âmbito nacional, lançada no Rio de Janeiro em fevereiro de 1948. Publicação semanal. Foi a mais famosa revista sobre o rádio brasileiro.

“Rádio em Revista” – focalizava o Rádio do Paraná. Seu proprietário era o radialista Milton Camargo Amorim e o redator chefe era Eddy Antonio Franciosi. Foi lançada em 1953 e era publicada mensalmente.

“Revista da Rádio Marumby” – promovia a “Emissora das Iniciativas” e foi publicada em 1956. A sua impressão era esporádica.

“Show” – revista mensal publicada em 1957. Seus Diretores eram Eleutério Camargo, Mbá de Ferrante e Miranda Júnior. O Secretário era Moacir Lorusso.

Revista “Radioscope” – 1958 Ano 1 – Nº 1

“Radiocope” – revista mensal de 1958. Júlio de Oliveira Lara era o diretor responsável, Paulo Aguiar o secretário, Rogério Pereira de Camargo o gerente e Calil Simão o diretor social.

“Notícias da  PRB-2” – foi publicada em 1959 para promover a “Emissora Líder do Paraná”.

“Show Jornal” – quinzenário publicado em 1959. Seus proprietários eram Mbá de Ferrante e Eleutério Camargo e o diretor responsável era J. Nunes Cottar.

“TV Programas” – revista semanal lançada em 1961 por dois funcionários da Receita Federal, Rubens Withers Hoffmann e Luiz
Renato Ribas Silva, contando com a participação societária de suas respectivas esposas Vera Zanardini Hoffmann e Regina Pinheiro Machado Silva.

Começou como um despretensioso boletim de uma folha e, em poucos anos, chegou a ter ciquenta e duas páginas a cores com tiragem de 23.000 exemplares dos quais 18.000 eram para assinantes pagos e 5.000 destinados à venda avulsa nas bancas. Até hoje foi a maior tiragem no Brasil obtida por um guia de TV.

Dava prioridade à Televisão, mas apoiava os que atuavam no Rádio.

Em abril de 1972 Ribas deixou a empresa e a revista continuou com Rubens até 1977, quando deixou de circular.
Foi uma linda história de idealismo e dedicação, de lutas e conquistas.

A “TV Programas” prestou um relevante serviço aos nossos artistas e ao nosso povo.

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *