PRB-2: As muitas casas da Clube

Publicado em: 26/02/2012

Memória | Parte 6.1 | Equipe Positiva

A “Equipe Positiva” – nome dado por Lombardi Júnior (Himer Macurin Lombardi) e Capitão Hidalgo (José Hidalgo Neto) ao grupo por eles formado – iniciou as suas atividades na Rádio Universo, em Curitiba. Nessa Emissora, nos meados de 1978, fez uma notável transmissão da Copa do Mundo na Argentina. Transferindo-se para a Rádio Clube Paranaense, em 1º de dezembro de 1978, fez a cobertura das três partidas finais do Campeonato Paranaense, emocionantes ATLETIBAS narrados por Lombardi Júnior com comentários do Capitão Hidalgo.
Compunham o grupo, na fase inicial na Bedois, além de Hidalgo e Lombardi, Carneiro Neto, Durval Leal, Alfredo Ribeiro, Raul Mazza, Édson Pereira (Pereirinha), Silvio Silva (Silvio de Tarso), Oldemar Kramer, Sidney Campos e Reginaldo Loyola.

Capitão Hidalgo

No ano seguinte, a “Equipe Positiva” foi a Portugal para cobrir o campeonato de futebol daquele país, cujos jogos estavam incluídos na Loteria Esportiva do Brasil, em grande evidência naquele ano.
Em 1981 a Seleção Brasileira realizou três jogos amistosos na Europa, preparando-se para a Copa do Mundo do ano seguinte. Brasil x Alemanha em Stutgart, Brasil x França em Paris, e Brasil x Inglaterra, em Londres, no Wembley Stadium. Dessas transmissões participaram Lombardi Júnior, Capitão Hidalgo e Sidney Campos.
Em 13 de dezembro de 1981, Lombardi e Hidalgo transmitiram o jogo Flamengo x Liverpool da Inglaterra, no Estádio Nacional de Tóquio, pelo “Mundial Interclubes”. O Flamengo foi campeão.

Em 1982, já afeitos às transmissões internacionais, os comandantes da “Equipe Positiva” partiram para a Espanha a fim de transmitir a Copa do Mundo. Estiveram em Sevilla, Malaga e Madri. Com eles foram Carneiro Neto, Sidney Campos e Alceu Valério. Foi outro grande sucesso.
Em 11 de dezembro de 1983, Capitão Hidalgo e Carneiro Neto transmitiram, diretamente de Tóquio, a partida Grêmio x Hamburgo da Alemanha, na final do Mundial Interclubes. O Grêmio foi campeão.

Lombardi Júnior

No ano de 1984 a “Equipe Positiva” transmitiu a final da Copa Italiana, quando atuavam na Itália os craques brasileiros, Falcão e Toninho Cerezo. Outro grande feito foi a transmissão da Copa do Mundo de 1986, no México, com a “Equipe Positiva” atuando em Guadalajara e Ciudad del Mexico. Com Lombardi Júnior e Capitão Hidalgo participaram Lourival Barão, Sidney Campos, Lourival Kaiut, Durval Leal, Edu Brasil, Jurandir Carioca, Leo Pereira e Luiz Nivaldo Maciel. E Lombardi Júnior não perdeu o embalo. Em 1990 levou a “Equipe Positiva” à Itália a fim de transmitir mais uma Copa do Mundo. Parte da equipe ficou em Turim e outra parte em Roma. A equipe foi composta por Sidney Campos, Lourival Kaiut, Edu Brasil, Luiz Nivaldo Maciel, Raul Mazza, Fernando Gomes, Oldemar Kramer, Edgard Felipe.
Leo Pereira e Ubiratan Lustosa foram agregados à equipe para lançar o programa “O Outro Lado da Copa” que apresentava uma série de informações que não constavam dos horários de esporte: atrações turísticas, curiosidades na comparação do idioma italiano com o português, um pouco de história, fatos curiosos e muito mais.

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *