Predestinado 5

Publicado em: 24/05/2008

Fui para as Emissoras Coligadas de Santa Catarina que tinham seis estações de rádio: duas em Blumenau, uma em Indaial, uma em Gaspar, uma em Brusque e uma em Itajaí. Sadi Ivo Pezzi e eu fizemos uma combinação. Sadi seria o locutor esportivo da PRC-4, Rádio Clube de Blumenau, a mais antiga do estado, e faria programas juntamente comigo na ZYT-34, Rádio Difusora Vale do Itajaí. Eu faria um programa de poesias na PRC-4 e programas e locução comercial na Difusora.

Sadi chegou e resolveu colocar um sobrenome no velho comentarista Tesoura, que já passou dos 90 e continua igualzinho. Tesoura foi batizado com o sobrenome Júnior. Tesoura Júnior o pseudônimo de Vitoriano Cândido da Silva. O Sadi também lançou Moacir Galiani como comentarista de futebol de salão e que mais tarde fez sucesso com o programa Bom Dia Blumenau, pela Difusora.

Meu programa de poesias na PRC-4 só teve uma apresentação. Decidi pegar o título das músicas que iriam tocar e improvisar um intróito romântico para cada uma. O discotecário, Dalmo Feminela, depois meu amigo, deve ter bolado uma sacanagem. Colocou uma música caipira com um título bem bonito.

Eu me desmanchei em poesia e quando a dupla caipira começou a cantar pedi o microfone de volta e disse que jamais voltaria a fazer um programa na PRC-4, pois não aceitava safadeza. E assim foi.

Na Difusora lancei alguns programas que marcaram época como Você Conhece Esta Música? (programa rodando músicas para o ouvinte que participava pelo telefone dizer o título e ganhando cumulativamente até 5 discos LP), O Outro Lado da Vida (programa de humor), Romances Musicais, (teatralização baseada nas letras de músicas), Estou Certo ou Errado (programa apresentando dramas de consciência), Responda e Ganhe um Conto (programa de perguntas e respostas com a participação dos ouvintes, pelo telefone, onde podiam ganhar 1.000 cruzeiros ou um conto de réis)  e Histórias do Além Túmulo (teatralização de história de fantasmas).

O programa que mais sucesso alcançou foi o Você Conhece Esta Música? O número de ouvintes era grande e todos ficavam tentando ligar para a Difusora. Discavam três números e ficavam só esperando a hora para discar o quarto número. O resultado é que a central automática mecânica da Companhia Telephonica Catarinense encavalava. O Seu Cabral, que era o gerente da empresa telefônica, ficava quase louco. Por fim resolveu desligar a central na hora do programa.

Aí tive que arrumar uma outra forma de fazer o programa, ligando eu para a casa dos ouvintes. José Gonçalves era o gerente da rádio e resolveu sair para representar equipamentos de telefonia. Assumi a gerência da Difusora. Busquei o Agilmar Machado, jornalista gabaritado que estava em Criciúma, Amadeu Gonçalves que era Disc-Jockey e trabalhara na Bandeirantes e Diógenes Greco, que veio com a idéia de um programa infantil no qual contava histórias para as crianças e dava conselhos para que se comportassem melhor.

Diógenes Greco conquistou Blumenau e quando aqui morreu o seu enterro foi apoteótico. Tínhamos ainda o Tigre Lopes, um locutor galã, que fazia programas de poesia e gostava de se apresentar em língua castelhana, trazido pelo Dr. Wilson de Freitas Melro como um locutor de alto gabarito e que em Curitiba nunca fizera  rádio, mas estava precisando fazer alguma coisa, pois ganhava a vida como vendedor de jogo do bicho,  e por isso foi indicado pelo Álvaro Aquino, que era gerente de uma rádio curitibana onde o empresário blumenauense foi à cata de um bom profissional para o seu prefixo.

Brandino Phillips, outro vozeirão oriundo de Indaial e que ensinou o Tigre Lopes a fazer locução, e Waldir Wandal, outro locutor de bela voz e que também era funcionário da Estrada de Ferro Santa Catarina.  Empreguei Valmira Siemann, que perdera uma perna num acidente ferroviário, como técnica de som, função que poderia exercer.

Não sei se por esta dificuldade física, um dia ela derrubou o gravador Phillips novinho que havíamos comprado e que eu levara a São Paulo, para a reportagem da visita do Presidente Heinrich Luebcke. Mas, como não tínhamos locutora, resolvi colocá-la no período da tarde no programa que chamamos de Rádio Seqüência. Valmira Siemann foi uma revelação. Mais tarde acabou sendo a primeira apresentadora da TV Coligadas de Santa Catarina, como âncora do programa Mulheres em Vanguarda.

Como operadores de som tínhamos o Valmor Siemann, Alvacir Ávila dos Santos e Nilton Simas. Valmor Siemann morreu jovem, se não me engano em Joinville. Alvacir Ávila dos Santos apaixonou-se pela filha de um empresário. Este mandou a filha para Porto Alegre e Alvacir foi atrás. Foi trabalhar na Rádio Princesa. Não descansou enquanto não casou com a moça. O pai dela só aceitou “o brasileirra” depois que ficou avô.

Estávamos com uma equipe arrasadora e ganhando audiência celeremente. Mas aí veio a história da Deutsche Welle e meu espírito cigano prevaleceu mais uma vez. Tomei umas aulas de alemão com um professor bastante carola, o Professor Trierweiller, que me ensinou uma porção de coisas ligadas à religião. Lá chegando enfrentei uma série de dificuldades iniciais. Mas isto é outra história.

3 respostas
  1. Antunes Severo says:

    Estamos navegando em uma nova galáxia do site Caros Ouvintes. E isso foi possível graças ao esforço coletivo que fizemos nos últimos quatro anos. Para que cheguemos a uma nova etapa é preciso que nós e mais novos colaboradores se inscrevam nesta missão que é de coleta, tratamento e divulgação do trabalho de todos os que se dedicam à missão de fazer com que a história da radiodifusão em Santa Catarina não se perca no ar.

  2. elias cintra de morais says:

    sou pernambucano,de Olida desde criança esculto rádio e adimirador das vozes rapidas das proagandas edas vilhetas e dos jabais citados na hora ou antes de comerçar o jogo pela rádio ,tamadare , globo, jornal , banderante e outras, hojeestou na aréa, vejo quanto e dificio, realizar este sonhos con estess grandes proficionais quer passou e esses quer estâo, pois acho que aprenderia mais se conserguise um extagio com vocês do ficarei muito grato casso esta oportunidade , DEUS ME ABENÇOASE Á APRENDER COM VOCÊS MUITO GRATO!

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *