Primeira Rádio Difusora de Imbituba

Publicado em: 11/08/2014

A ideia de implantar uma rádio em Imbituba nasceu em 1956. Tratava-se de um projeto de comunicação do Grupo Catão, administradores da Companhia Docas de Imbituba, que era responsável pelo Porto de Imbituba.

Prédio da Radio Difusora de Imbituba, na década de 50. (Foto: Anderson Martins)

Os irmãos Dr. Francisco João Bocaiuva Catão e Engenheiro Álvaro Catão foram os idealizadores, e conseguiram por meio de uma emissora de rádio no oeste catarinense, os equipamentos necessários para o funcionamento da emissora no município.

Na época, o objetivo era instalar no Distrito de Henrique Lage, pertencente ao município de Laguna, um instrumento de comunicação a serviço do Porto e da pequena população. As instalações foram iniciadas onde, hoje se encontra o prédio da Emacobras no centro de Imbituba. Para administrar a emissora, o Grupo Catão formou um comissão de associados: Cirilo Aguiar, então rádio-amador do Distrito, Padre Paulo Hobold, vigário da Paróquia de Imbituba nessa década, entre outros. O radialista Manoel de Oliveira Martins, 82 anos, foi um dos primeiros funcionários, atuando como locutor e repórter.

Iniciaram oficialmente suas atividades no dia 1 de outubro de 1957. Na foto, o Show de inauguração da Rádio Difusora de Imbituba, em 1° de outubro de 1957. O radialista Manoel Martins apresentando a banda Jazz Imbitubense, e a cantora Valcíria Pacheco, com 9 anos de idade.

Em 2006, a Central Barriga Verde de Comunicação, atual Rede Bandeirantes, assumiu a administração da Rádio Difusora de Imbituba, passando a operar com o nome fantasia de Rádio Bandeirantes AM 1010, com slogan- ” A Difusora dos nossos corações”.

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *