Primeira referência a uma estação de rádio no Brasil

Publicado em: 27/10/2008

O texto da notícia foi copiado da reprodução de um recorte da Revista Vida Missioneira e está reproduzido de acordo a ortografia da época.

O primeiro transmissor de ondas de rádio no Brasil de que se tem notícia foi instalado no ano de 1913 por Paul Forman Godley, um dos fundadores da Adms Morgan/Paragon, na região Amazônica, a pedido do governo brasileiro.

Ao retornar para América, ele conheceu Edwin Howard Armstrong numa reunião do Clube do Rádio em 1914, e se admirou ao saber que Armstrong conseguia escutar essas estações brasileiras com regularidade.

O segredo, claro, era o circuito regenerativo, Armstrong não havia conseguido fazer funcionar o circuito regenerativo nas ondas curtas onde os rádio-amadores operavam, e além do mais, ele tinha maiores interesses na área comercial do rádio.

Após uma série de testes, Godley ajustou os circuitos de grade e placa de seu rádio com variometers auto-ajustáveis, e aí nasceu o receptor Paragon.

Fonte: Radio Manufacturers of the 1920’s by Alan Douglas Vol- 1

A Adams Morgan Co. foi uma das primeiras fabricantes de aparelhos de rádio, uma de suas primeiras “Paragon’s” foi o RA-6 em torno de 1916.
0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *