Programas de auditório

Publicado em: 23/10/2011

Memórias | Capítulo 6 – Parte 1

Vamos lembrar alguns dos programas de auditório da Rádio Clube Paranaense, nas décadas de 50 e 60: “PROGRAMA SÉRGIO FRAGA” – aos domingos à noite, sob o comando do experiente Sérgio Fraga (Percy Bostelmann). Além dos valores locais, frequentemente apresentava artistas de fora. Havia quadros de humor, brincadeiras com a participação do público presente, sorteios de prêmios e muita animação. Ficou famoso o quadro “Casamento atrás da porta” do qual participava Sidney Witters, um grande amigo dos radialistas. O auditório sempre estava lotado, tendo até pessoas em pé nos corredores. “CINEAC RÁDIO” – programa apresentado por Souza Moreno nas manhãs dos domingos. Havia a participação de excelentes cantores mirins e outros artistas. Durante muito tempo Souza Moreno exibiu filmes especiais para a criançada. No final do programa, na “CRÔNICA DA CIDADE”, eram apresentadas as apreciadas crônicas escritas por Envar Salomão (irmão de Souza Moreno). Foi um programa de grande sucesso.
03 – “TUDO PODE ACONTECER” – apresentação de Mano Bastos, sábados à tarde. Cantores, brincadeiras, muita diversão com a participação do público presente no auditório. Foi nesse programa que ocorreu um fato divertido que é contado no Capítulo 19, “Gafes – fatos cômicos – causos e casos” deste livro.
04 – “PROGRAMA MAURO DE ALENCAR” – sábados à noite, apresentado por Mauro de Alencar. Além dos artistas que exibia, Mauro de Alencar brindava seus espectadores e ouvintes com o seu talento ao piano. Mauro, depois de algum tempo, deixou o rádio para se dedicar ao magistério.
05 – “FESTIVAL NA ANTENA” – levado ao ar nos sábados à noite quando Mauro de Alencar deixou a Rádio Clube. Comando de Ubiratan Lustosa com a participação de Ilka Pinheiro. Era o mesmo programa que o animador já apresentara na Rádio Marumby, com a inclusão de alguns quadros novos. Esse programa trouxe uma inovação: nada era lido. Tudo era memorizado anteriormente pelos apresentadores, inclusive os comerciais dos patrocinadores. E todos usavam traje a rigor.
06 – “CALOUROS BEDOIS” – quartas-feiras à noite. Inicialmente apresentado por Mario Vendramel, depois por Ubiratan Lustosa e, mais tarde, por Clayton Lustosa. Havia competições que se prolongavam por diversas audições. O vencedor final ganhava prêmios e podia ser contratado. Esse programa revelou muitos valores ao longo de sua existência.
07 – “EXPRESSO DAS QUINTAS” – comando de Mario Vendramel, nas tardes das quintas-feiras. Esse divertido programa tinha como destaque o quadro em que eram apresentados os artistas da Rádio Clube fazendo algo fora da sua especialidade. O radioator cantava, o cantor fazia teatro, e assim por diante. Ao término do programa sempre havia uma fila enorme de fãs colhendo autógrafos dos artistas. Sinval Martins foi o campeão, conseguindo a mais longa fila de pessoas em busca do seu autógrafo.
08 – “CARROSSEL DE ATRAÇÕES” – apresentado por Mario Vendramel e Ubiratan Lustosa, com Sebastião Lima integrando a produção. Quadros de humor com a participação de Ewaldo Nascimento, Moacir Amaral, Demerval Costa e outros atores. Destaque para a excelente atuação da Orquestra Bedois (depois “14-BIS”). Foi um programa de grande sucesso, moderno e muito animado, com os quadros sucedendo-se rapidamente, sem haver espaços vazios em sua sequência.
09 – “MAESTRO TRINCO E SUA ORQUESTRA” – às terças-feiras, dia de folga dos demais artistas, sob o comando do maestro Trinco. Apresentava valsas, choros, maxixes, xotes, músicas dos velhos tempos muito apreciadas pelos ouvintes da época.
10 – “CIRANDA INFANTIL” – programa que reunia a criançada nas tardes dos sábados, sob o comando de Ubiratan Lustosa e Isis Rocha. Desse programa nasceu o “Teatro Infantil Paranaense”, anteriormente chamado “Teatrinho Marumby”. Participavam do programa crianças muito talentosas. Havia música, brincadeiras, quadros educativos e prêmios.
11 – “É O FIM DA PICADA” – programa de humor sertanejo com forte influência circense. Uma zorra aprontada por Fernando Fanucchi (Nhô Juvêncio), Rúbens Rollo e Ginóca, com a participação de outros artistas. As cenas hilariantes provocavam gargalhadas do público. Era muito divertido.

Ubiratan Lustosa. O Rádio do Paraná – Fragmentos de sua história. Curitiba, 2009. Instituto Memória Editora e Projetos Culturais. 41 3352-3661. www.institutomemoria.com.br

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *