Projeto pretende levar internet para mais de 3bi de pessoas

Publicado em: 16/07/2014

MILTON – Bom dia, Ethevaldo, como vai?

ETHEVALDO: Bom dia, Milton, bom dia ouvintes. Tudo ótimo.

MILTON – Ethevaldo, na sua opinião, qual é o projeto de popularização da internet e da banda larga mais importante do mundo?

ETHEVALDO – É um projeto que parecia ficção há pouco mais de 10 anos. Seu nome é uma sigla curiosa: O3b – que se refere à existência dos Outros 3 bilhões de seres humanos que ainda não têm acesso à internet, no mundo, em especial, na América Latina, na África e na Ásia.

MILTON – E qual é a finalidade desse projeto?

ETHEVALDO – É uma proposta de inclusão digital em escala mundial. O O3b é uma constelação de 16 satélites que vai levar a internet em banda larga aos habitantes dos países menos desenvolvidos do mundo, situados na faixa equatorial e tropical do planeta, onde vivem 3 bilhões de pessoas que ainda não têm acesso à internet.

E o fato mais curioso, Milton, é que esses satélites – pequenos e de órbita baixa – estão sendo lançados exatamente hoje por um foguete Soyuz a partir de uma base na Guiana Francesa. Eles permitirão conexões de 1 a 10 Megabits por segundo.

MILTON – E quem são os acionistas do projeto O3b?

ETHEVALDO – O maior acionista do O3b é o Google. Os demais são a SES operadora de satélites europeia, o Banco HSBC e o grupo Liberty Media, que tem participação na operadora de TV via satélite Sky.

No Brasil, o O3b será representado pela empresa Ozônio Telecomunicações, que terá sua estação terrestre no Estado do Amazonas, o primeiro a ser beneficiado pelo projeto.

MILTON – Ethevaldo, amanhã é sexta-feira, dia de falarmos sobre o futuro. Qual será o seu tema?

ETHEVALDO – Vou falar sobre a importância dos estudos do futuro para a humanidade.

MILTON – Até amanhã.

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *