Projeto Releituras lança rádio on-line com audiolivros na programação

Publicado em: 13/08/2020

Projeto Releituras – Livro Acessível lançou no início deste mês a Rádio Releituras. Segundo sua criadora, a estudante de Letras – Português da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Maria de Fátima Medeiros e Silva, é a primeira rádio do Brasil que “toca” livros.

A rádio on-line ainda está em fase de estruturação de programação, mas, em dez dias de testes, já alcançou mais de mil visitantes.

Na programação, estão os audiolivros produzidos pelos voluntários do projeto, “que, desde outubro de 2017, esperam escutar suas vozes editadas e ter a maravilhosa sensação de que, em algum lugar do Brasil, alguém estará sendo beneficiado e sentirá nas leituras o carinho dos voluntários que doaram suas vozes para a produção dos audiolivros”, afirma Maria de Fátima. A estudante enfatiza que, mais uma vez, utiliza o recurso da tecnologia disruptiva, termo que descreve a inovação tecnológica, de produto ou serviço com características que provocam uma ruptura com os padrões, modelos ou tecnologias já estabelecidos no mercado, para levar seu projeto para um maior número de pessoas.

Releituras é um projeto de voluntariado que visa produzir audiolivros e fornecer esse material acessível para pessoas com dificuldades de leitura de material impresso (cegos, baixa visão, pessoas com limitações cognitivas ou sensoriais, idosos, etc). Foi criado em 2017 por Maria de Fátima e, desde então, já recebeu reconhecimentos e premiações, como o Prêmio Acessibilidade Instituto Guga Kuerten (IGK 2018), e foi selecionado em programas de incubação, como Instituto Nexxera, Cocreation Lab e Impact Hub, e para participação no quadro The Wall, do programa Caldeirão do Huck.

Antes da pandemia, eram ministradas oficinas de preparação para voluntários na Biblioteca Universitária da UFSC, entre outros locais, e realizadas gravações no Laboratório de Radiojornalismo da Universidade. Atualmente, os voluntários gravam áudios de suas casas, coordenados pela criadora e mentora do Releituras. Também têm sido promovidas, pela página do projeto no Facebooklives com pessoas print disabled (com dificuldades de ler materiais impressos, por limitações físicas, cognitivas ou sensoriais).

Voluntários

O projeto busca ledores voluntários para literatura clássica, infanto-juvenil, infantil e outros gêneros. Também procuram alunos de Letras – Português e Direito para atuarem como ledores de materiais didáticos dessas áreas do conhecimento no projeto Professor José Ernesto de Vargas. Os interessados devem entrar em contato com Maria de Fátima pelo e-mail [email protected].

(UFSC, 12/08/2020)

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *