Projetos de extensão no PPGJOR fazem cobertura da COVID-19

Publicado em: 27/04/2020

A pandemia ocasionada pelo novo coronavírus tem gerado várias ações de extensão que envolvem professores, mestrandos e doutorandos do PPGJOR. Rádio Ponto, TJUFSC e objETHOS oferecem coberturas especiais sobre a doença.

Na Rádio Ponto, a programação leva o nome de “Repórter UFSC Especial – Cobertura COVID 19”. Ela é produzida de forma remota, com a articulação dos repórteres por celulares e outros recursos de comunicação a distância. Os estúdios não estão sendo usados, mas tem sido possível emitir boletins diários como o “Repórter UFSC no combate ao coronavírus”, por exemplo. Temporariamente, a programação está disponível no Spotify Facebook. A coordenadora da Rádio Ponto e professora do PPGJOR, Valci Zuculoto, explica que “além dos boletins, ainda trabalhamos na criação e produção de peças visuais (logos, cards e perfis) para a identificação da cobertura especial nas nossas redes bem como nas vinhetas sonoras específicas para esta programação”. A cobertura especial envolve professores, técnicos do LabRadiojornalismo, alunos da graduação e da pós-graduação, e está no ar desde 17 de março.

TJUFSC – telejornal universitário diário e ao vivo que está no seu oitavo ano de transmissões – também está cobrindo a pandemia. Segundo a coordenadora do projeto e professora do PPGJOR, Cárlida Emerim, com os estúdios de TV fechados, a equipe acionou seu planejamento de emergência e o projeto está funcionando através das redes sociais, com a produção de conteúdo jornalístico via smartphone e celular. Estão envolvidos alunos do Departamento de Jornalismo e do PPGJOR da equipe fixa, mais os voluntários e colaboradores que estão fora do país, em intercâmbio. “A comunicação entre a equipe é realizada por várias reuniões entre a coordenação e os bolsistas (via serviço de mensagem instantânea) e com a maioria da equipe através de aplicativos de videochamadas”, explica Cárlida.

As adaptações não interromperam a programação do TJUFSC em nenhum momento, e há atualizações, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Para acompanhar, basta acessar o FacebookYouTube e o Instagram do projeto.

Entrevistas e análises

Observatório da Ética Jornalística (objETHOS) também tem produzido conteúdos especiais sobre a pandemia. Além dos rotineiros artigos dos comentários semanais, a equipe também iniciou em 8 de abril uma série especial de entrevistas com jornalistas e pesquisadores da área. Em pauta, jornalismo científico e de saúde, desinformação nas redes sociais e cuidados éticos na cobertura de tragédias, para citar alguns exemplos.

A série foi concebida pelo doutorando Dairan Paul e é coordenada também pela mestranda Denise Becker. Outros mestrandos e doutorandos que compõem a equipe do objETHOS se envolveram imediatamente na ação e passaram a produzir as entrevistas.

Para acompanhar o conteúdo especial sobre a COVID-19, acesse aqui.

(UFSC, 27/04/2020)

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *