Prova Brasil é o tema do novo Kit de Rádios

Publicado em: 19/08/2009

Miranda Neto

Desenvolvido pelo movimento Todos Pela Educação em parceria com o Unicef, o projeto “No Ar: Todos Pela Educação” completa um ano em agosto e comemora com um novo site e novos materiais. Já está disponível o 13º kit, cujo tema é a importância da Prova Brasil, principal avaliação educacional do País. Entre os destaques do mês estão os depoimentos de Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna, Mozart Neves Ramos, presidente-executivo do Todos Pela Educação e Sérgio Sitchin, diretor comercial da Rádio Bandeirantes – SP.

Criado em agosto de 2008, durante as eleições municipais, o “No ar: Todos Pela Educação” teve como objetivo inicial colocar a Educação na agenda de candidatos e eleitores. Ao longo do tempo, o projeto foi ganhando força e cada vez mais radialistas incluíram em sua programação o tema da qualidade do ensino. No último um ano o Todos Pela Educação produziu 12 kits de conteúdo mensais, distribuídos a 5 mil radialistas de todo o País. Nesse período foram feitos mais de 33 mil downloads dos materiais.

Para acompanhar a evolução do projeto, este mês o “No ar: Todos Pela Educação” ganha um novo site que reúne em um mesmo ambiente todas as peças de áudio produzidas, arquivos em PDF, vinhetas para a rádio personalizar, sugestões de pauta, notícias publicadas nos principais jornais do País e dados sobre a Educação no Brasil, em cada um dos estados, municípios e escolas. Outra novidade é um roteiro de perguntas sobre o tema do mês, desenvolvidas para que os radialistas possam se aprofundar e discutir com gestores, professores e a sua comunidade.

O tema escolhido para o mês de agosto é a Prova Brasil, que será realizada em todo o País entre os dias 19 e 30 de outubro. O objetivo do kit é explicar para pais, alunos, professores e gestores a importância do exame, que é um instrumento fundamental para que a sociedade possa conhecer como está o aprendizado dos alunos e cobrar as melhorias necessárias.

Outro destaque é o boletim “Rádio Pela Infância”, produzido pelo Unicef, que traz informações, dicas e sugestões de pauta ligadas ao tema do mês. Nesta edição, além de abordar a importância da Prova Brasil, o boletim explica como é construído o Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e cita o relatório Aprova Brasil, que traz exemplos de escolas que conseguiram bons resultados na avaliação em 2005.

O jornalista Gilberto Dimenstein e a rádio CBN também colaboram com o projeto disponibilizando a todos os radialistas os depoimentos veiculados no programa “Prazer em aprender”. Em agosto, o entrevistado é o nadador Gustavo Borges.

O projeto “No ar: Todos Pela Educação” é realizado com o apoio do Grupo ABC e da produtora Friends Áudio e consiste no envio mensal a radialistas de todo o País de um kit com informações, depoimentos de radialistas, artistas e atletas; músicas e spots com dicas de como a população pode fazer a sua parte pela melhoria da Educação. O Todos Pela Educação acredita que o rádio, com seu grande alcance, tem o papel estratégico de mobilizar a sociedade brasileira. Todos os materiais estão disponíveis e podem ser baixados pela internet.

A iniciativa também conta com o apoio da Abert – Associação Brasileira de Rádio e Televisão, das Associações Estaduais de Rádio e Televisão e do GPR – Grupo de Profissionais do Rádio.

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *