Phishing, a praga

Publicado em: 14/02/2013

Rádio CBN Brasil | MUNDO DIGITAL, com Ethevaldo Siqueira
Milton – Ethevaldo, qual é o pior problema que o mundo enfrenta na internet hoje?
Ethevaldo – São os phishings, Milton. Vale lembrar que phishing é uma forma de fraude eletrônica caracterizada por tentativas de adquirir informações sigilosas de usuários na internet, com a apresentação de falsas home pages que têm toda aparência de páginas de empresas, bancos ou instituições públicas (como a Receita Federal ou outros órgãos de governo).

Milton – E qual é o prejuízo causado pelos phishings?
Ethevaldo – Um estudo da empresa especializada RSA informa que no ano passado o número de phishings cresceu 59% e causou um prejuízo financeiro da ordem de US$ 1,5 bilhão em todo o mundo. Os cinco países com maior número de ataques são hoje Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, Brasil e África do Sul.

Milton – Qual é objetivo principal de um phishing?
Ethevaldo – Em sua maioria esmagadora, é o furto de dados, de identidade e de senhas que permitirão o desvio de recursos em contas bancárias, cartões de crédito e outras áreas. O pior, Milton, é que o número de ataques maliciosos e fraudulentos continua crescendo em todo o mundo, não apenas em nossos desktops, mas, agora, também, em dispositivos móveis, aplicativos e redes sociais.

Milton – Ethevaldo, amanhã é sexta-feira, dia de falarmos sobre o futuro. Qual será o seu tema?
Ethevaldo – Meu tema serão os avanços da saúde humana em 2020.

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *