Quantos planetas possivelmente habitáveis existem?

Publicado em: 10/04/2015

Você já se perguntou o que é um planeta? Por definição, um planeta é um corpo sólido de formato arredondado que gira em torno da estrela maior (no caso do planeta Terra, essa estrela é o Sol). Mas, quantos planetas possivelmente habitáveis já foram descobertos pela NASA?

ETHEVALDO – Imagine, Milton, que o projeto Kepler da Nasa já identificou mais de 1.000 exoplanetas, isto é, planetas descobertos fora do Sistema Solar e que têm condições potenciais de abrigar a vida.

MILTON – E como são esses planetas?

ETHEVALDO: Eles giram em torno de estrelas como o nosso Sol e alguns deles apresentam condições semelhantes às da Terra – como como distância da estrela central, temperatura, atmosfera, oxigênio e água.

Dos 1.000 exoplanetas descobertos até aqui, oito deles são maiores do que a Terra, e se localizam nas chamadas zonas ou distâncias habitáveis das estrelas. Os oito giram em torno de estrelas com temperaturas equivalentes ou menores do que as do nosso Sol.

MILTON – Qual é o futuro desse do projeto Kepler, na sua opinião?

ETHEVALDO – Os resultados do projeto Kepler são fascinantes, Milton. A Nasa informa que o projeto ingressou em nova fase, chamada Missão K2, que começou no dia 7 de fevereiro e vai até o dia 24 de abril. Essa missão vai observar 16.000 estrelas em torno das quais circulam planetas. Essas estrelas selecionadas estão situadas nos aglomerados das Plêiades e de Híades.

Quem gosta de astronomia pode acompanhar os avanços da área espacial, no site da CBN, www.cbn.com.br, na coluna diária que eu publico com o título DIRETO DA NASA.

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *