#QuarentanaArte apresenta documentário sobre Willy Zumblick

Publicado em: 28/04/2020

O projeto #QuarentenaArte, ação da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em parceria com a TV UFSC, apresenta o documentário Zumblick na eternidade, sobre o artista plástico catarinense Willy Alfredo Zumblick.

Zumblick (1913-2008) faria 100 anos em 2013, se vivo estivesse. Um dos raros eventos realizado para homenagear o centenário do pintor tubaronense é o documentário Zumblick na eternidade, dirigido por Zeca Nunes Pires e produzido pela TV UFSC. O documentário foi exibido no dia 26 de setembro 2013, data do centenário de nascimento de Zumblick, em dose dupla: na sessão solene em homenagem a Willy Zumblick em Tubarão, organizada pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, e na programação da TV UFSC.

Zeca Pires destaca que “Zumblick sonhou ser caminhoneiro, foi ourives, artista plástico dos melhores e um grande ser humano, sempre ao lado de sua esposa Célia. Além disso, é um dos raros artistas que possui um museu para abrigar suas obras, um museu com problemas, é bem verdade”. Isso é o que o documentário tenta abordar e transmitir, com ênfase para os quadros de Zumblick, pelos quais o diretor tem admiração.

Com pesquisa da professora Lélia Pereira da Silva Nunes, que escreveu dois livros sobre Zumblick, Zeca contou com a colaboração de dois estagiários do Curso de Cinema da UFSC. Andersson Brito e Jefferson Moreira foram câmeras, editores e também capricharam na finalização do documentário.

Zumblick na eternidade conta com uma entrevista realizada por Zeca Pires em 2002 com o artista e sua esposa Célia. O documentário também é narrado por amigos de Zumblick (Jurema Fischer, Maria Celeste Neves, Esperidião Amin e outros), por críticos e artistas (Janga Neves, Carlos Asp e Arlinda Volpato), por jornalistas (Moacir Pereira, Sérgio da Costa Ramos e Guto Kuerten), além de outros depoimentos.

#QuarentenaArte é uma ação que busca oferecer alternativas artísticas culturais que possam ser apreciadas a distância por meio da internet. A iniciativa também objetiva valorizar e difundir a arte e a cultura produzidas na UFSC.

(UFSC, 27/04/2020)

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *