Quatro forças

Publicado em: 08/10/2012

Rádio Cbn Brasil | MUNDO DIGITAL, com Ethevaldo Siqueira

Milton – Bom dia, Ethevaldo. Como vai? Ethevaldo – Bom dia, Milton; bom dia, ouvintes. Tudo ótimo. Milton – Ethevaldo, quais são os maiores desafios que as empresas enfrentam diante evolução tecnológica atual? Ethevaldo – São muitos, Milton. Mas o maior deles, a meu ver, é não compreender e não utilizar corretamente o poder da convergência de quatro forças ou tendências dominantes em tecnologia da informação. Milton – E quais são essas quatro forças? Ethevaldo – São as quatro forças tecnológicas convergentes que atuam, simultaneamente, no cenário econômico: mobilidade, redes sociais, computação em nuvem e internet. Os especialistas já batizaram o conceito de Nexus das Forças, com um nome simplificado em inglês: mobile, social, cloud & information.

Milton – Na sua opinião, qual é a importância dessas quatro forças. Ethevaldo – Elas definem praticamente o futuro das empresas, Milton, em especial das corporações que compreendem e utilizam a sinergia dessas quatro alavancas, que utilizam ao máximo o poder da mobilidade, das redes sociais, da computação em nuvem e o potencial incrível da internet. Milton – Qual é o papel de cada uma dessas quatro forças na vida das empresas? Ethevaldo – Vamos lá.

* A mobilidade amplia as possibilidades de acesso às pessoas, ou seja, aos clientes. As pessoas são seres móveis.

* As redes sociais, por sua vez, estimulam novos comportamentos e novas aspirações. As empresas precisam aprender a utilizar bem o Facebook, o Twitter e outros.

* A computação em nuvem permite a obtenção de novas formas de serviços e aplicações. A nuvem está transformando-se no maior repositório de conteúdos virtuais do planeta.

* E a informação universalizada pela internet fornece novos contextos às empresas e às pessoas.

Milton – E como os executivos podem preparar–se e atualizar-se permanentemente nesse mundo da tecnologia da informação?

Ethevaldo – Além de cursos especiais e leituras de cada um, é altamente desejável que eles participem de eventos de alto nível, com especialistas independentes. O melhor exemplo que eu posso dar é o próximo Simpósio Gartner IT-Expo, que será realizado nos dias 29 a 31 de outubro, em São Paulo. É uma das maiores reuniões de diretores de Tecnologia da Informação (CIOs) do mundo, e conta com uma centena de especialistas e palestrantes internacionais.

Milton – E os interessados, como devem fazer?

Ethevaldo – Todas as informações sobre o evento estão no site www.gartner.com.br/symposium.

Milton – Até amanhã.

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *