Rádio Chapecó AM completa 65 anos
Uma das emissoras de rádio pioneiras de Santa Catarina – foi a 16a. a ser instalada no Estado – a Rádio Sociedade Oeste Catarinense Ltda foi constituída em 13 de abril de 1948 com o nome fantasia Rádio Chapecó AM conforme consta no registro do seu contrato na Junta Comercial em 19 de agosto de 1948.
A autorização de funcionamento foi concedida pela Portaria nº 867 emitida pela Comissão Técnica de Radiodifusão, hoje Anatel, assinada em 11 de outubro de 1948 e publicação no Diário Oficial da União dia 19 de outubro de 1948.
Em 23 de outubro de 1948 iniciou suas Operações com Potência de 100 Watts, Prefixo – ZYX–5 e freqüência de 1.550 KHz sendo a pioneira nesse tipo de serviços na região. Na época Chapecó contava com uma população que não ultrapassava os três mil habitantes.
Em 21 de setembro de 1950, passou a operar com potência de 250 Watts, em quatro de dezembro de 1957, inaugurou um transmissor Telefunken com potência 1.000 Watts e em nove de setembro de 1959, foi autorizada a mudança da freqüência de 1.550 para 1.340 KHz.
Dezessete anos depois, em quatro de novembro de 1974, surge uma nova mudança de Indicativo de Chamada e novo aumento de potência para 5.000 Watts e a atuar com o prefixo ZYJ-749 e por último em 2003 passou a operar com um transmissor de 10.000 Watts marca BP.
Instalada inicialmente na Av. Getúlio Vargas, nº 791, Edifício Jarbas Mendes, no centro, em quatro de novembro de 1969, foi autorizada a transferência dos estúdios para a Rua Marechal Floriano Peixoto, 161 – edifício Francisco Norberto Bohner, onde permanece até os dias atuais.
A Rádio Chapecó também destaca-se por sua participação em campanhas de interesse da região como o asfalto da BR-282; construção da ponte no Goiô-en sobre o rio Uruguai, ligando os Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul; campanha pela implantação dos Cursos Superiores em Chapecó pela criação da Fundeste, atual Fundação mantenedora da Universidade Comunitária Regional de Chapecó – Unochapecó; e campanha de erradicação do Analfabetismo em Chapecó, que serviu de modelo para a criação do Mobral.
Tem programação e transmissão esportiva desde sua fundação. Os profissionais da emissora motivaram a criação de grandes equipes, desde 1960, com os locutores esportivos da época: Welcy D’Avila Canals, Nelson Brasil, Oderi Ramos, Valdivino Telles da Silva, entre outros.
Nessa época pioneira as equipes de transmissões externas enfrentavam dificuldades em relação a equipamentos e locais para transmissão. Muitas vezes as transmissões eram feitas com energia de baterias, com amplificadores que pesavam mais de 50 quilos e improvisavam cabines até subindo em árvores. Mais recentemente a equipe de profissionais contou com a participação de Tadeu Costa, Moises Padilha, Edson Florão, Fernando Doesse, Fábio Schardong, Rodrigo Goulart e Mário Tomasi.
Com 10.000 Watts de potência, a Rádio Chapecó AM pode ser sintonizada nos três estados da região sul: Oeste de Santa Catarina, Norte do Rio Grande do Sul e Sudoeste do Paraná. Ouça a Rádio Chapecó AM aqui e agora. (Com informações do site da emissora)
Radialista, jornalista, publicitário, professor e pesquisador é Mestre em Administração pela UDESC – Universidade do Estado de SC: para as áreas de marketing e comunicação mercadológica. Desde 1995 se dedica à pesquisa dos meios de comunicação em Santa Catarina. Criador, editor e primeiro presidente é conselheiro nato do Instituto Caros Ouvintes de Estudo e Pesquisa de Mídia.
Deixe uma resposta
Gostaria de deixar um comentário?Contribua!