Rádio Chapecó AM completa 65 anos

Publicado em: 23/10/2013

Uma das emissoras de rádio pioneiras de Santa Catarina – foi a 16a. a ser instalada no Estado – a Rádio Sociedade Oeste Catarinense Ltda foi constituída em 13 de abril de 1948 com o nome fantasia Rádio Chapecó AM conforme consta no registro do seu contrato na Junta Comercial em 19 de agosto de 1948.

monumentoA autorização de funcionamento foi concedida pela Portaria nº 867 emitida pela Comissão Técnica de Radiodifusão, hoje Anatel, assinada em 11 de outubro de 1948 e publicação no Diário Oficial da União dia 19 de outubro de 1948.

Em 23 de outubro de 1948 iniciou suas Operações com Potência de 100 Watts, Prefixo – ZYX–5 e freqüência de 1.550 KHz sendo a pioneira nesse tipo de serviços na região. Na época Chapecó contava com uma população que não ultrapassava os três mil habitantes.

Em 21 de setembro de 1950, passou a operar com potência de 250 Watts, em quatro de dezembro de 1957, inaugurou um transmissor Telefunken com potência 1.000 Watts e em nove de setembro de 1959, foi autorizada a mudança da freqüência de 1.550 para 1.340 KHz.

Dezessete anos depois, em quatro de novembro de 1974, surge uma nova mudança de Indicativo de Chamada e novo aumento de potência para 5.000 Watts e a atuar com o prefixo  ZYJ-749 e por último em 2003 passou a operar com um transmissor de 10.000 Watts marca BP.

Instalada inicialmente na Av. Getúlio Vargas, nº 791, Edifício Jarbas Mendes, no centro, em quatro de novembro de 1969, foi autorizada a transferência dos estúdios para a Rua Marechal Floriano Peixoto, 161 – edifício Francisco Norberto Bohner, onde permanece até os dias atuais.

A Rádio Chapecó também destaca-se por sua  participação em campanhas de interesse da região como o asfalto da BR-282; construção da ponte no Goiô-en sobre o rio Uruguai, ligando os Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul; campanha pela implantação dos Cursos Superiores em Chapecó pela criação da Fundeste, atual Fundação mantenedora da Universidade Comunitária Regional de Chapecó – Unochapecó; e campanha de erradicação do Analfabetismo em Chapecó, que serviu de modelo para a criação do Mobral.

Tem programação e transmissão esportiva desde sua fundação. Os profissionais da emissora motivaram a criação de grandes equipes, desde 1960, com os locutores esportivos da época: Welcy D’Avila Canals, Nelson Brasil, Oderi Ramos, Valdivino Telles da Silva, entre outros.

Nessa época pioneira as equipes de transmissões externas enfrentavam dificuldades em relação a equipamentos e locais para transmissão. Muitas vezes as transmissões eram feitas com energia de baterias, com amplificadores que pesavam mais de 50 quilos e improvisavam cabines até subindo em árvores. Mais recentemente a equipe de profissionais contou com a participação de Tadeu Costa, Moises Padilha, Edson Florão, Fernando Doesse, Fábio Schardong, Rodrigo Goulart e Mário Tomasi.

Com 10.000 Watts de potência, a Rádio Chapecó AM pode ser sintonizada nos três estados da região sul: Oeste de Santa Catarina, Norte do Rio Grande do Sul e Sudoeste do Paraná. Ouça a Rádio Chapecó AM aqui e agora. (Com informações do site da emissora)

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *