Rádio Continental 1120, A Superquente completa 40 anaos

Publicado em: 13/03/2011

No dia 1º de março, terça-feira, um dos principais fenômenos do rádio brasileiro completou 40 anos. Nessa data, em 1971, entrava no ar a programação superquente da Rádio Continental de Porto Alegre, a 1120. A Continental já existia, mas foi em março de 1971 que, sob o comando de Fernando Westphalen, Marcus Aurélio Wesendonk e Luiz Eduardo Moreira, adotou uma programação voltada ao público jovem deixando marcada uma geração. Foram 10 anos no ar com muita inovação e uma linguagem descontraída que ousava criticar os militares no poder. Por isto, a Continental foi diversas vezes punida e seus dirigentes e redatores se acostumaram a comparecer à Polícia Federal para dar explicações sobre os textos levados ao ar. 
A Continental também foi responsável pelo movimento musical dos anos 1970 em Porto Alegre. Pela primeira vez, jovens como Hermes Aquino, Fernando Ribeiro, Almôndegas, Utopia, Bizarro e Nelson Coelho de Castro tinham uma emissora de rádio para dar vazão à criatividade. O sucesso foi imediato. De uma hora para outra, músicos iniciantes, todos na faixa dos 20 anos de idade, se tornaram conhecidos no estado. A fama de alguns ultrapassou as fronteiras do Rio Grande do Sul. LPs e compactos vieram na sequência.
 
Foram 10 anos de agitação nos 1120 AM, então uma emissora do Sistema Globo de Rádio, de Roberto Marinho.
 
Para comemorar os 40 anos da Superquente, Marcus Aurélio está de volta. O ex-diretor de programação da 1120 preparou com muito esmero a webrádio Continental 1120, que pode ser sintonizada no site www.continental1120.com.br

O trabalho segue sendo aperfeiçoado a cada dia. O objetivo é aproximar-se o máximo possível da Continental, a legítima. Para isto, o ouvinte pode e deve colaborar. No site consta o formulário Pediu, Rodou. Mesmo que o internauta não saiba o nome da música ou do cantor, é possível dar algumas dicas sobre a melodia que não sai da sua cabeça.
 
Também é possível interagir com os outros visitantes do site na sala de Bate-papo ou deixar o seu recado no Mural. Além disso, pouco a pouco serão acrescentados Documentos e Fotos e Vídeos sobre a 1120 para que seja possível ter uma idéia do que foi a emissora. No Acervo 1120 estão gravações históricas que vão desde vinhetas até as músicas dos grupos gaúchos que rodavam na Continental. No História 1120, está um breve resumo do livro Continental – A Rádio Rebelde de Roberto Marinho, resultado de sete anos de pesquisa de Lucio Haeser.
 
É um trabalho de Marcus Aurélio Wesendonk e Lucio Haeser em homenagem a Fernando Westphalen, o Judeu, que nos deixou em julho de 2009, e a todos os ouvintes da 1120 que até hoje reverenciam a sua emissora predileta.
 
Mais munição, aperte aqui: www.continental1120.com.br

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *