Rádio Digital, maravilha! Mas e o conteúdo? Vai continuar o mesmo?

Publicado em: 09/05/2006

O DC completou 20 anos nesta semana e trouxe um caderno especial mostrando as novas tecnologias que serão notícia nos próximos 20 anos. Em especial da área de comunicação.
Por Chico Socorro

Em uma conversa do nosso grupo de veteranos da publicidade que se reúne semanalmente, um dos temas foi exatamente esse: como será a Televisão totalmente digitalizada dos próximos anos? Resposta de um membro do grupo mais espirituoso: o que muda é que vamos poder ver o Ratinho em alta definição (HDTV)… Resumo da ópera: muda o hardware. E o software, o conteúdo?
Trazendo o tema para o Rádio.
Sabemos que o maior impacto da digitalização será na qualidade do som. De acordo com as previsões dos especialistas, o som da AM passará a ser igual ao das FM de hoje e as FM digitalizadas terão o som do CD. Afora o fato de que os ruídos e chiados devem  desaparecer devido o satélite. E daí? E o conteúdo?
Como o rádio tradicional que conhecemos vai poder competir com serviços típicos de radiodifusão do futuro, como  os tocadores de MP3?
Podcast: Estação Personalizada
Para quem não teve oportunidade de ler o referido Caderno do DC dos 20 anos, reproduzimos a seguir  uma parte do texto que fala sobre essa novidade que é a estação de rádio personalizada:
“Nem bem desembarcaram no Brasil, os tocadores de MP3 lançam moda no exterior: o podcast. É uma espécie de estação de rádio personalizada do usuário. Através de programas específicos, pode-se baixar entrevistas, programas de rádio e outros áudios da Internet no computador, transferi-los para o MP3 e rodar em qualquer lugar. Aumentam os programas especializados para isto. O serviço de podcasting da Apple, fabricante do modelo IPod, tem mais de 10 milhões de assinantes. No caminho de casa para o trabalho, por exemplo, eles podem ouvir apenas o que lhes interessa carregando no pescoço um aparelho de 22 gramas.”
Rádio Musical personalizada na Internet
Esta semana descobri na Internet o Site www.pandora.com
Uma experiência que desejo compartilhar com os Caros Ouvintes.
No Site  Pandora, você digita o nome de um cantor ou de uma música predileta e na mesma hora o Site monta uma seqüência musical, de acordo com o seu pedido.
O Site, sustentado pela publicidade, é grátis. A única condição é que você precisa se cadastrar, conforme instruções contidas no próprio Site. A outra versão, paga, vem sem publicidade. Na versão grátis, você precisa concordar com as condições. Um texto longo, na verdade um contrato que, na minha opinião, pode ter sido
simplificado pois a sua leitura é  desestimulante.
www.pandora.com – Rádio musical personalizada que só toca o que você gosta.
E de graça. Experimente!


{moscomment}

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *