Rádio e Pânico 2
A Guerra dos Mundos, 75 anos depois. Novos estudos brasileiros sobre o programa mais famoso da história da mídia e seus desdobramentos.
Uma constatação consagradora é que nem só as catástrofes têm o poder de alimentar a história do rádio como meio de comunicação social da maior importância para a humanidade. Também as iniciativas que mantêm a história do rádio no ar são o fundamento que conduzem à perenidade dessa história para benefício de gerações sobre gerações.
O impacto espetacular do programa A Guerra dos Mundos consagrou a genialidade de Orson Welles, em 1938. No Brasil, anos depois outro jovem – amante do rádio como Welles – produz outro impacto consagrador com o lançamento de Rádio e Pânico – a guerra dos mundos, 60 anos depois.
Eduardo Meditsch, jornalista atuando em rádio e depois como pesquisador e professor na carreira acadêmica na Universidade Federal de Santa Catarina, lança o livro que ficou na história editorial brasileira como um das obras resultantes de um trabalho coletivo que contou com a participação de 18 autores estudiosos e militantes em atividades radiofônicas e educacionais do Brasil.
Tal foi a repercussão desse lançamento que a Intercom criou o Grupo de Pesquisa e Mídia Sonora que num ciclo de 15 anos comemora o lançamento da 18º publicação com outra produção coordenada pelo professor Meditsch: Rádio e Pânico 2 – a guerra dos mundos, 75 anos depois, lançada pela Editora Insular de Florianópolis, como a primeira versão, em 1998. No Pânico 2 o livro conta com a participação de 22 autores, cada um abordando um aspecto da influência do rádio em nossas vidas.
Ouça no podcast o documentário Guerra dos Mundos 70 anos, realizado pela equipe da FAMECOS/PUCRS para o Rádio Pânico 2, sob a supervisão dos professores Doris Fagundes Haussen e Luciano Klöckner.
Radialista, jornalista, publicitário, professor e pesquisador é Mestre em Administração pela UDESC – Universidade do Estado de SC: para as áreas de marketing e comunicação mercadológica. Desde 1995 se dedica à pesquisa dos meios de comunicação em Santa Catarina. Criador, editor e primeiro presidente é conselheiro nato do Instituto Caros Ouvintes de Estudo e Pesquisa de Mídia.
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