Rádio Nereu Ramos inicia transmissões experimentais no FM de Blumenau

Publicado em: 29/06/2020

A Rádio Nereu Ramos FM 88.7 de Blumenau já está operando em caráter experimental na região do Vale do Itajaí.

O novo canal foi originado em 760 AM, por meio de processo de migração AM-FM. A informação foi relatada no Mapa da Atualização do tudoradio.com e, segundo a emissora, as transmissões em caráter definitivo serão iniciadas a partir da próxima quarta-feira (1º).

O início das operações em caráter experimental foi observado nos últimos dias. Desta forma, a Rádio Nereu Ramos foi mais uma das rádios que migraram para o FM convencional (87.7 MHz até 107.9 FM). De acordo com publicação realizada no perfil da emissora no Facebook, a partir desta quarta-feira (1º) a transmissão será efetivada de forma oficial em 88.7 FM. A estação é considerada como classe A4 de operação, porte suficiente para cobrir boa parte da região do Vale do Itajaí, incluindo os municípios de Balneário Camboriú, Itajaí, Brusque, entre outros.

O processo de migração AM-FM segue em avanço pelo país. De acordo com o mapeamento realizado pelo portal tudoradio.com, já são mais de 700 emissoras de rádio que concluíram o processo e que já operam em frequência modulada. O estado do Paraná segue liderando os números e totaliza até o momento 93 estações migrantes, seguido por Minas Gerais e São Paulo, que contabilizam respectivamente 84 e 82 emissoras que já operam no dial FM.

Ida ao FM possibilitará melhorias na operação de aeroporto

Com o processo de migração AM-FM da Rádio Nereu Ramos, será possível retirar da cabeceira norte do Aeroporto Regional de Blumenau a antena da emissora, que é considerada obstáculo às operações do local, conhecido também como Aeroporto Quero-Quero. A estrutura de 82 metros de altura, que fica a dois quilômetros da pista, no bairro Itoupava Central, limita a ampliação de pousos e decolagens.

Na semana passada, o governo do estado e a prefeitura de Blumenau assinaram um convênio de R$ 4 milhões para cercar e fazer o balizamento noturno do Quero-Quero. Sem a antena, o projeto de ampliar a pista terá um empecilho a menos.

A Rádio Nereu Ramos passou à frente no burocrático processo de migração para o FM, com a anuência das concorrentes, após uma mobilização de empresários e políticos locais junto ao Ministério das Comunicações.

(tudoradio.com, 29/06/2020)

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *