Web Radio, a metamorfose da comunicação

Publicado em: 02/07/2012

Gaspar de Souza

Sou diretor executivo da Rádio Mundial Web, emissora com transmissão exclusiva pela internet e costumo pesquisar sobre essa modalidade empresarial de comunicação. Encontrei no site Caros Ouvintes o artigo O rádio online tem futuro?, do publicitário e editor do site, Emílio Cerri e resolvi manifestar minha opinião. Pois bem. Sabemos que pra colocar qualquer empresa no ar é preciso entendermos que existem custo e despesas operacionais e que não dá pra colocar uma web radio no ar com uma grade invejável, sem ter retorno. Como estou a frente da Rádio Mundial Web desde o seu início há sete anos, acompanhei muitas web rádios que abriram com toda vontade e com programação que realmente era muito profissional, mas assim como acompanhei elas abrirem, também acompanhei elas mudarem de uma programação muito boa, para uma programação que só passava música e foram encolhendo até fecharem a web radio.

As emissoras que acompanhei não tinham comercial, o que pode ser excelente para o ouvinte, mas para a rádio isso não é nada bom, pois quem paga as contas da web radio são os anunciantes. E sendo assim é preciso entender que fazer as web rádios diferentes das rádios convencionais não é e nem será nada fácil. É preciso também compreender que pra uma Web Radio ser boa ela precisa de investimentos e ninguém vai investir em uma Web Radio com despesas de locutores, equipamentos, energia e outros encargos só pra fazer graça.

Tomo a liberdade de falar um pouquinho sobre o que fiz pra que a Rádio Mundial Web me desse retorno assim como me da até hoje – que não é muita coisa obviamente, porque uma Web Radio não dá o mesmo retorno que uma rádio convencional; pelo menos ainda não dá.

Eu comecei com a Rádio Mundial com a logomarca e um player. Essa era a intenção no início, manter assim. Então mandei fazer vários cartazes e espalhei pregando por toda parte da cidade com os dizeres: Ouça a nova Rádio de Vazante (Vazante é nome da minha cidade). E fechava com a logo marca e o contato no cartaz.

A rádio ganhou ouvintes que até hoje seguem ouvindo a Mundial. Porém,  como não tinha intenção de colocar anunciantes, fiquei surpreso quando uma autoescola me ligou e pediu pra anunciar e me perguntou quanto custaria. Aí em percebi que poderia ganhar dinheiro e hoje ganho, volto a dizer que não é muito, mas passa de dois salários mínimos mensais.

Então comecei a fazer cobertura de festas colocando as fotos no site e passei a oferecer para promoters de eventos que eu divulgaria gratuitamente a festa deles na Mundial em troca deles divulgarem a Mundial nos cartazes das festas e o DJ teria que anunciar que as fotos estariam no site. Isso impulsionou a audiência atingindo acessos diários que já mais imaginara chegar.

Com a experiência outras promoções foram acrescentadas o que me motiva para buscar mais anunciantes.

Os anunciantes ainda são poucos, mas felizmente a maioria é fiel e está conosco na rádio há mais de quatro anos. É preciso acima de tudo não esperar que o anunciante vá te procurar. Em sete anos de Web Radio Mundial um só me procurou. A lei é ir atrás. Portanto,  não fique parado, só tocando música e fazendo planos; vá atrás, existem vários anunciantes que querem te ouvir. Prepare uma proposta com bons argumentos e apresente no comércio local. Hoje ofereço para as empresa um site, 15 chamadas na grade comercial da Radio Mundial Web, a logomarca da empresa vai no site da Mundial e ainda a empresa aparece no jornal impresso que a Radio Mundial Web mantém e que disponibilizamos em nossa cidade a cada dois meses.

Como você deve estar entendendo, para conquistar anunciantes é preciso oferecer mais que simplesmente um comercial. Se você observar na página da Radio Mundial Web cada banner das empresas leva para uma página da empresa anunciante.

Isso segura o anunciante por um bom tempo como cliente.

Para conhecer nosso trabalho clique aqui

Gaspar de Souza é radialista há 10 anos. Trabalhou na rádio Liberdade FM e atualmente atua na Rádio Montanheza AM de Vazante/MG como repórter e apresentador do programa A Tarde é Nossa. Também apresenta o programa Clip Mania na TV Noroeste e apresenta na Rádio Mundial Web, os programas Manhã Mundial das 08h00 às 11h00 da manhã e Super Night Mundial das 19h20 às 22h00 horas. Além de atuar em cerimonial nos eventos da cidade.

1 responder
  1. Réges de andré says:

    olá senhor diretor, tudo bem? gostei muito do seu artigo. parabéns, pessoas igual a você é que precisamos no meio dê comunicação para dirigir, apresentar e orientar aqueles que estão começando agora. fico feliz em saber que tem no nosso meio, pessoas que nem você dê grande caráter.

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *