Rádio Yandê: a primeira webrádio indígena do Brasil

Publicado em: 05/04/2016

Yandê significa “você” ou “todos nós”. Como diz o ditado, tudo que fazemos juntos fica melhor, e é com esse conceito que o Grupo de Comunicação Yandê trabalha.

radio-yande

A Rádio Yandê é educativa e cultural. Tem o objetivo da difusão da cultura indígena através da ótica tradicional, mas agregando a velocidade e o alcance da tecnologia e da internet.

A grade de programação conta programas informativos e educativos que oferecem um pouco da realidade indígena do Brasil, desfazendo antigos estereótipos e preconceitos ocasionados pela falta de informação especializada em veículos de comunicação não indígenas.

A programação musical da Yandê é abrangente e traz artistas de todos os tipos, como o produtor e rapper estadunidense Frank Waln, da etnia Lakota, e a cantora amazonense Djuane Tikuna.

A sede é no Rio de Janeiro, mas a rede de comunicação é nacional.

O site Noisey montou uma playlist que ilustra a programação da Yandê, que vai do rap chileno até uma parceria da cantora maranhense Zahy Guajajara com o coletivo Digitaldubs.

A iniciativa de criar a Yandê partiu de três amigos que já tinham experiência em ONGs, coletivos e blogs relacionados ao tema: Anápuáka Tupinambá, Renata Tupinambá e Denilson Baniwa. Certos de que uma convergência de mídias é possível, mesmo nas mais remotas aldeias e comunidades indígenas, a Rádio quer ser uma forma de valorização e manutenção cultural.

O jornalismo também tem espaço na grade da Rádio: notícias indígenas são trazidas por correspondentes em Brasília e no Mato Grosso. Além deles, existem outros 70 colaboradores pelo país.

Ouça a reportagem clicando aqui:

(Rádio Vaticana, 04/04/2016)

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *