Radiojornalismo em Blumenau
Dois jornais falados marcaram a cidade de Blumenau durante os anos 1950. Um deles era o “Repórter catarinense” e o outro o “Grande jornal do ar”.
Por Clóvis Reis e César Martins
O “Repórter catarinense” foi um programa jornalístico criado por Manoel Pereira Júnior, na Rádio Clube de Blumenau.
Foi inspirado no Repórter Esso, da Rádio Nacional, do Rio de Janeiro. O nome “Repórter catarinense” deve-se a seu patrocinador, a Drogaria Catarinense. Seu horário na grade de programação ao longo dos anos sofreu poucas alterações, indo ao ar das 18h às 18h30min.
Braga Mueller (2003) lembra que o “Repórter Catarinense” tinha grande audiência: “Era impressionante, todos paravam para ouvir. O que se falava no programa estava falado. Estava sacramentado” . O programa era muito bem produzido e redigido. O redator do programa durante muitos anos foi Reinaldo de Oliveira Ferreira, tendo como superior direto Tesoura Júnior.
Grande jornal do ar
O “Grande jornal do ar” era o programa de maior prestígio da Radio Nereu Ramos e desfrutava de grande audiência.
Na abertura, havia um editorial, sob a responsabilidade de Ismael Correa. Nos últimos 10 minutos, a entrevista do dia, a cargo de Álvaro Correa.
Álvaro Correa (2003) lembra com orgulho daquela época: “O programa era o best-seller da rádio. Era o grande programa” . Lazinho (2003) observa que, como o comércio fechava ao meio-dia, naquele tempo, e não existia o hábito de almoçar no centro, todos íam para casa. Por isso, o programa começava às 12h15min. Era o tempo necessário para chegar em casa e almoçar, ouvindo as notícias.
O “Grande jornal do ar” era o produto mais valorizado na grade de programação da Rádio Nereu Ramos e possuía quatro cotas comerciais exclusivas.
{moscomment}
Doutor em Comunicação e professor da Universidade Regional de Blumenau (FURB). É autor dos livros Na fronteira da persuasão: os gêneros jornalísticos nas emissoras de rádio e Propaganda no rádio: os formatos de anúncio. É ainda coorganizador do estudo Realidade regional em comunicação.
Deixe uma resposta
Gostaria de deixar um comentário?Contribua!