Reality show conscientiza família sobre o desperdício

Publicado em: 16/05/2009

A família Valeri, formada por Ana Cláudia, uma professora da rede de educação infantil, o engenheiro elétrico Marcelo e seus dois filhos, abriu sua casa para a equipe do EcoPrático, primeiro reality show da TV Cultura, a fim de torná-la mais adequada do ponto de vista sócio-ambiental. 

Na confortável casa que vivem (no estilo chácara), num condomínio da Granja Viana, em São Paulo, o  primeiro problema detectado foi o desperdício. Os moradores gastam muitos recursos com o banho a gás, por exemplo. Isso porque o banheiro fica bem distante da fonte de água, o que requer uma bomba muito potente, que consome quantidade excessiva de luz e gás para o seu funcionamento.

Pais e filhos praticam esportes das mais variadas modalidades, o que é bastante saudável, o único porém é que a área livre do imóvel é subaproveitada do ponto de vista ecológico. Os filhos também acumulam mais de 20 bolas, que poderiam ser doadas para outras crianças.

Diante desse cenário, os apresentadores Anelis Assumpção e Peri Pane batem um longo papo com a família, propondo a mudança de alguns hábitos.  Fazem também diversas modificações estruturais para permitir o melhor aproveitamento dos recursos naturais que os cercam.

Entre as mudanças, o plantio de mais árvores frutíferas e um jardim de ervas na área externa. Também foi construída uma composteira de folhas para adubar as plantações orgânicas. O galinheiro foi ampliado e recebeu mais galinhas, o que vai possibilitar que a família consuma ovos orgânicos. A equipe do programa também encontrou uma solução para o desperdício durante os banhos.

AdNews

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *