Recursos da informática prestam grandes serviços à medicina

Publicado em: 03/12/2014

MILTON – Bom dia, Ethevaldo, como vai?

ETHEVALDO: Bom dia, Milton, bom dia, ouvintes. Tudo ótimo.

MILTON – Ethevaldo, de que maneira a informática e as novas tecnologias estão ajudando a Medicina atualmente?

ETHEVALDO – De muitas e muitas formas, Milton. Além dos exames e análises clínicas feitos com auxílio de computadores, de raios laser, ultrassons, da tomografia e de todos os tipos de novos recursos tecnológicos mostram que a tecnologia está revolucionando a Medicina.

Mas há recursos proporcionados pela informática que são muito mais simples e que começam a prestar magníficos serviços à medicina e à saúde pública em geral.

MILTON – Que recursos são esses?

ETHEVALDO: O mais importante deles, a meu ver, é prontuário médico do paciente, que pode estar armazenado em um portal especializado.

O melhor exemplo é o Portal do Paciente, que o Hospital Sírio-Libanês, uma plataforma web que é a primeira a armazenar desde os resultados de exames laboratoriais e de imagem, como também todo o prontuário médico do paciente. Esse prontuário permite até o pré-agendamento de exames.

Com esse avanço, o hospital é a primeira instituição brasileira designada como Estágio 6 (de um total de sete níveis) no modelo internacional de adoção de prontuário eletrônico.

MILTON – E quanto à privacidade, não há riscos de invasão desse prontuário eletrônico?

ETHEVALDO – Esse é um dos pontos fundamentais dos prontuários médicos modernos. O Hospital Sírio-Libanês diz que a plataforma desenvolvida é amiga, intuitiva e segura, Milton, até porque os dados são armazenados em data center próprio, de última geração, cujo acesso é protegido pela política de segurança da informação do Hospital.

MILTON – Até amanhã.

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *