Relatora da ONU para água e saneamento vem ao Brasil em 2013
Catarina de Albuquerque visitará o país, a convite do governo, para conhecer a situação dos moradores com relação aos serviços de água e tratamento de esgoto.
MÍDIA | Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York
A relatora das Nações Unidas para o Direito à Água e ao Saneamento Básico, Catarina de Albuquerque, informou que deverá visitar o Brasil em março de 2013. Será a primeira vez que ela vem a um país de língua portuguesa, desde que assumiu o posto que está associado ao Conselho de Direitos Humanos da ONU. Catarina de Albuquerque, que é portuguesa, já esteve na América do Sul a trabalho, e durante a realização da Rio + 20, mesmo sem comparecer ao Brasil, ela enviou uma carta aos países participantes pedindo a garantia do direito humano à água na declaração final. Na segunda-feira, 23/7, a relatora da ONU encerrou uma visita a ilhas do Pacífico, onde conheceu um modelo de reaproveitamento da água da chuva. Para ela, a receita pode ser aplicada também com mais força entre os membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Cplp. A relatora lembrou que a reutilização da água da chuva ajuda não só o gerenciamento de água em si, mas também o tratamento de esgoto. Este é um dos temas que a relatora deve discutir no Brasil. Segundo dados do IBGE, há cidades, onde mais de 90% da população não têm acesso ao saneamento básico.
Radialista, jornalista, publicitário, professor e pesquisador é Mestre em Administração pela UDESC – Universidade do Estado de SC: para as áreas de marketing e comunicação mercadológica. Desde 1995 se dedica à pesquisa dos meios de comunicação em Santa Catarina. Criador, editor e primeiro presidente é conselheiro nato do Instituto Caros Ouvintes de Estudo e Pesquisa de Mídia.
Deixe uma resposta
Gostaria de deixar um comentário?Contribua!