Retratos à luz de pomboca

Publicado em: 22/02/2013

“O livro de Aldírio Simões dedicado a Édison Andrino de Oliveira, Henrique Carvalho, Irê Silva, João Sepetiba, Nery Clito Vieira, Paulo Roberto Arenhart, Raul Caldas Filho, Renato Schneider, Roberto Barreiro Filho (Beto Box 32), Maristela de Figueiredo e meus filhos Bruno, Mariela, Sione e Simone”.

[Por Chico Amante]

Eis que, finalmente, todos nós que apreciamos as coisas boas de nossa terra, vimos sair do prelo o segundo livro do manezinho maior, Aldírio Simões, que é bom, até no nome, porque, afinal, o seu sobrenome é “de Jesus”. Já fazia algum tempo, desde suas “Domingueiras”, que ele não nos deleitava com uma obra de dimensões dignas de sua capacidade e, principalmente, da sutileza que estamos acostumados a sorver através de suas crônicas diárias. Esta obra desfila uma plêiade de figuras inteiramente identificadas com nossa cidade, nossos costumes e nossas tradições e ninguém melhor que o Aldírio para discorrer a cerca do quotidiano de cada um, de suas histórias e seus causos, das proezas e peripécias ao longo de suas vidas.

Utilizando uma linguagem amena, o Aldírio perpetua na memória do leitor pessoas de um bom nível intelectual, outras de um humor inigualável, e afinal, todos têm absoluta identidade com esta terra maravilhosa que o poeta Zininho qualificou de “um pedacinho de terra perdido no mar”.

Fico feliz em prestar meu depoimento sobre Retratos à luz da pomboca, isto porque, florianopolitano orgulhoso e manezinho assumido, sou um fã ardoroso do Aldírio, que já está inserido no rol dos mais lídimos representantes da cultura ilhoa e um dos mais autênticos expoentes de tudo aquilo que esta bela Florianópolis tem em seu universo literário, poético e folclórico.

Parabéns Aldírio. (Na orelha do livro “Retratos à luz de Pomboca”, de Aldírio Simões. Florianópolis: 1997. Edição do autor)

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *