Revista História Catarina

Publicado em: 17/02/2008

Com esta sexta edição trimestral da Revista História Catarina, jan/fev/mar/ de 2008, entramos no qüinquagésimo ano da morte de três importantes políticos catarinenses. Dentre eles destaca-se a figura do ex-presidente do Brasil, Nereu Ramos.
Cláudio Rodrigues da Silveira*

O dossiê reabre, cinqüenta anos depois, as discussões sobre as causas do grave acidente aéreo que consternou Santa Catarina e o Brasil pela perda de três de “seus mais ilustres filhos” e ainda mais 18 pessoas.
Nessa linha de memória histórica, apresentamos alguns artigos sobre a História da Radiodifusão em SC, em três cidades que foram pioneiras da radiodifusão neste Estado. O artigo do Jornalista Ricardo Medeiros, com doutorado em radiojornalismo, feito na França, chama a atenção por mostrar a notável influência do “ritual de ouvir novelas” no cotidiano da população florianopolitana, o que é uma amostragem do cotidiano de muitas cidades catarinenses daquele período.
Os feitos de Henrique Lage, apresentados por Giuliano Albuquerque de Medeiros em “O Mito de Henrique Lage”, ilustra como, na História brasileira e catarinense, construíram-se mitos paternalistas baseados em interesses recíprocos de “pais” e “filhos”. Nem sempre o que a “história” representa nas suas diversas construções, tendenciosas ou não, é aquilo que parece ser!

Enquanto este número é lido, já mergulhamos na edição 07 que trará uma importante biografia da História catarinense, com fatos e fotos inéditas para o grande público! Enquanto isso, boa leitura!
* Cláudio Rodrigues da Silveira é Editor da revista
E-mail para contato: [email protected]
Acesse o site da revista: www.revistahistoriacatarina.com.br
 
 


{moscomment}

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *