Revista Luso Brasileira é tema de tese de doutorado
Pesquisadora Cristina Iuskow redescobre a Revista Luso Brasileira, dirigida pelo jornalista português Mario Fernandes Dias.
Editada em Florianópolis, a revista circulou de 1961 a 1979 com distribuição local, nacional – nas principais capitais brasileiras – e em Portugal, além de outros países de língua portuguesa. A revista primava pela apresentação de matérias sobre hábitos e costumes dos habitantes da Ilha de Santa Catarina, incluindo entrevistas com personalidades locais, além de reportagens sobre cidades portuguesas, escritores portugueses e notícias sobre a política de Portugal e das colônias portuguesas. Acho bem importante essa complementação. . Em 1962 fui entrevistado sobre a atividade profissional como radialista atuante da Rádio Diário da Manhã, emissora que através da estação de ondas curtas em 31 metros, cobria várias regiões da América Latina, África, Europa e Japão.
Na entrevista desta edição do Ponto de Encontro, conversei com a historiadora Cristina Iuskow que atualmente desenvolve seu trabalho de pesquisa para a tese de doutorado na Udesc. Para saber mais ouça o podcast anexo.
Aproveite e leia no site do Instituto Caros Ouvintes Dissertação apresentada como exigência parcial para obtenção do titulo de mestre em História: Brasilidade e embelezamento: o canto orfeônico e a assepsia dos gestos corporais, de Cristina Iuskow.
Radialista, jornalista, publicitário, professor e pesquisador é Mestre em Administração pela UDESC – Universidade do Estado de SC: para as áreas de marketing e comunicação mercadológica. Desde 1995 se dedica à pesquisa dos meios de comunicação em Santa Catarina. Criador, editor e primeiro presidente é conselheiro nato do Instituto Caros Ouvintes de Estudo e Pesquisa de Mídia.
Deixe uma resposta
Gostaria de deixar um comentário?Contribua!